quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Tcheco inventa caneta 3D capaz de desenhar no ar / a Educação também precisa se reinventar



O vpideo acima 3Dsimo: The Amazing 3D Pen, o Educa Tube Brasil descobri via Twitter e trata-se de iniciativa de um tcheco, que inventou uma caneta 3D capaz de desenhar no ar.
Imaginem só as implicações futuras dessa tecnologia, se utilizadas na educação. A própria educação do século XXI precisa urgentemente se reinventar, da teoria à prática, da abstração para o replicar situações do cotidiano, do mundo real, no ambiente escolar.
Apesar de tudo, é apenas um recurso a mais, que por si só não revolucionará a educação, se não for utilizado dentro de uma proposta pedagógica em que o conteúdo seja mais importante que a ferramenta usada.
Assim sendo, gosto de lembrar de uma história que certa vez li no mundo virtual, supostamente enquanto russos e norte-americanos disputavam a chamada corrida espacial. Diz a lenda ou piada que enquanto os americanos gastaram milhões de dólares para criar a caneta esferográfica que proporcionava escrever na gravidade zero do espaço, os russos, sem tantos recursos, improvisaram e usaram o prosaico lápis com grafite para escrever no papel. Real ou imaginário, é uma história que serve para ilustrar e refletir sobre a criatividade e a superação dos limites. Entre o ideal e o possível, na falta de condições ideais, trabalhe-se com as possibilidades da realidade local, valorizando o espírito inventivo do grupo, tornando-se, assim, universal.
Retomando a notícia, segundo o site especializado em tecnologias IdgNow!:

Tecnologia, que usa uma espécie de massinha plástica em vez de tinta, ainda está em fase de desenvolvimento.
David Paskevic, estudante de eletrônica da República Tcheca, criou uma caneta 3D capaz de escreve no ar, afirma a agência estatal de notícias da Alemanha, Deutsche Welle (DW). Batizada de 3Dsimo, ela é a terceira caneta 3D desenvolvida no mundo, mostrando que o setor das cópias tridimensionais, do qual as impressoras 3D são hoje o maior expoente, segue na infância.
"Se você quer diversão, desenhar um modelo por prazer, para isso serve a 3Dsimo", afirma David Paskevic, estudante de eletrônica da República Tcheca à equipe da DW. "A imaginação é o limite", diz o jovem cientista.
A caneta derrete o plástico, formando uma espécie de "tinta" que seca ao entrar em contato com o ar. Assim é possível desenhar modelos de plástico em uma superfície plana, mas também no próprio ar.
Segundo Paskevic,a primeira caneta 3D que se tem notícia, chamada de 3Doodler, foi criada em Boston, e a segunda foi desenvolvida na China. As duas trabalham com plásticos ABS e funcionam com temperatura e velocidade fixas.
"O grande avanço da nossa caneta é que ela escreve no ar com bioplásticos, como ácido poliláctico (PLA), e também com termoplásticos, como acrilonitrila butadieno estireno (ABS), além de poder ser abastecida com qualquer outro material plástico", afirma o pesquisador.
Isso é possível porque a 3Dsimo permite o ajuste da temperatura entre 0 e 260 graus Celsius. Assim pode ser abastecida por materiais plásticos que tenham pontos de fusão diferente.
As canetas ainda não estão disponíveis em larga escala no mercado, mas já é possível comprá-las pela internet. A americana 3Doodler, por exemplo, está sendo vendida no site de crowdfunding Kickstarter, enquanto a 3Dsimo pode ser achada no site Indiegogo. Em ambos os casos, o período de espera para receber o produto é de quatro meses.


Nenhum comentário:

Postar um comentário