terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Lição de vida - Como ser um Super-Herói (ou A Pedagogia do Exemplo que a todos contagia): música, educação e sociedade



O vídeo acima Lição de vida - Como ser um Super-Herói trata-se de linda mensagem, canção e vídeo, que descobri por acaso no You Tube, mas nada - nem mesmo o acaso - é por acaso, digo eu.
Um vídeo religioso e motivacional, com lindíssimo refrão: "... com Deus eu posso voar, voar é aprender a amar..." Mas que serve também para tratar da Pedagogia do Exemplo, que pode a todos contagiar (em casa, na escola, no trabalho, na sociedade), se cada um fizer a sua parte, no particular, pensando no universal, no outro.
Este mundo individualista e consumista pode mudar, se ao invés de querermos, de forma exibicionista, ser o melhor, fizermos apenas o nosso melhor... Nem herói nem super-herói, apenas seres humanos que amam ao próximo como a si mesmos... Eis a verdadeira lição, que todo educador, seja pai ou professor pode dar ao seu filho e aluno.
Como no vídeo, o Educa Tube conhece (e tem divulgado) diversos exemplos de professores que fazem a diferença por mostrar como se faz e atrair com sua "pedagogia do exemplo", não apenas a admiração do aluno, mas seu apoio e participação nos projetos de aprendizagem, nas atividades curriculares e extra, etc. Quando se toma uma iniciativa plural, nada mais continua individual... Muito educador, através das redes sociais tem, não só divulgado suas experiências didáticas, como conhecido a de outros mundo afora, e com isso, trocado diversos saberes... O futuro da educação e da sociedade é justamente este: socializar saberes que às vezes ficam retidos apenas entre as quatro paredes de uma sala de aula... è o que o Educa Tube Brasil denomina de a "corrente do bem"...
Em tempo: a belíssima canção que ilustra o vídeo, chama-se Super-Herói, de Thiago Grulha é parece uma oração em forma de canção, ou é uma canção em forma de oração. :-))

Nenhum comentário:

Postar um comentário