sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

A caixa mágica ou o "datashow" do futuro: cinema, educação, games e tecnologia



O espetacular vídeo acima, Box (Caixa), descobri por acaso no You Tube e é uma experiência visual fabulosa, mesclando arte e tecnologia. E que, como educador, fico pensando em suas implicações futuras na educação. Algo como um super datashow que possibilite a projeção de imagens em uma simulação de 3D, fruto da fantástica ilusão de ótica que proporciona.
Conforme apresentação do vídeo, no You Tube:
"Box explora a síntese do espaço real e digital, através de mapeamento de projeção em superfícies móveis. O curta-metragem documenta uma performance ao vivo, capturado inteiramente na câmera. A empresa Bot & Dolly produziu esta obra para servir tanto como uma declaração artística e demonstração técnica. É o culminar de várias tecnologias, incluindo a robótica em larga escala, mapeamento de projeção, e engenharia de software. Acreditamos que esta metodologia tem um tremendo potencial para transformar radicalmente apresentações teatrais, e definir novos gêneros de expressão".
E o Educa Tube Brasil pensa justamente nas possibilidades de uso da robótica, eletrônica, informática, arte e cultura na Educação.
Para ver como "Box" foi criado, vejam abaixo o vídeo dos bastidores do mesmo:



Abaixo, um curta-metragem chamado NUNCA (em 3 partes), que trata-se, segundo a apresentação do mesmo da "Mais insana experiência imersiva em vídeo" (com uma só tomada de filmagem, feita em tempo real e sem pós-produção) e que reproduz visualmente algo que empresas de criação de jogos eletrônicos vem tentando criar, tipo Holodeck, algo imaginado pelo seriado Jornada nas Estrelas (Star Trek), de realmente uma experiência de imersão (mergulho completo) no mundo virtual, à base de projeção de imagens sobre superfícies planas:







Abaixo, making of de Ever:



Sobre o Holodeck, tecnologia imaginada no seriado Star Trek e que está sendo gestada para a nova geração de videogames, assista a apresentação abaixo, unindo cinema, internet, televisão, videogames (e, por que não, um dia!?! a educação!):



Abaixo, link para uma cena do seriado Star Trek e a imersão da personagem, via Holodeck, em uma experiência digital:

The Holodeck - Star Trek

Por fim, a partir desses vídeos em que a projeção sobre uma superfície plana tem diversas possibilidades de uso, recupero uma postagem que fiz em setembro de 2012, intitulada Luz, câmera, ação! 1 esteira, 2 paredes, 3 projetores e um videoclipe genial, da banda Willow e a música Sweater (Suéter), que já mostrava esse conceito de projetar imagens e alguém interagir, ainda de forma experimental, como na tecnologia Holodeck. Vejam link abaixo, que a criatividade humana, aliada às tecnologias, não tem quase limites:

Luz, câmera, ação! 1 esteira, 2 paredes, 3 projetores e um videoclipe genial

Eu sonho de olhos bem abertos de um dia todas essas tecnologias convergirem numa plataforma multiuso e universal, que una recursos como Google Earth, Second Life, Skype, Holodeck etc., em 3D, 4D, 6D etc etc, para que os professores do século XXI, os arte educadores possam interagir com seus alunos em espaços físicos e virtuais, em tempo real ou online, dinamizando, otimizando tempo e espaços. Quem viver, verá... :-)))

Nenhum comentário:

Postar um comentário