quinta-feira, 30 de abril de 2015

Apenas o essencial faz a vida valer a pena


Lembrando Rubem Alves, Suassuna e João Ubaldo.Impossível não ficar mexido e emocionado com essas palavras de sabedoria suprema apresentadas pelo mestre Abujamra.Texto: Ricardo Gontijo

Posted by Catraca Livre on Quinta, 24 de julho de 2014


O vídeo acima, Texto de Mário de Andrade, escritor e poeta brasileiro, autor de Macunaíma, entre outros grandes escritos, e que descobri no Facebook da colega e amiga Marisa Barreto Pires, educadora de Rio Grande, RS, Brasil.
Uma bela interpretação do ator e diretor Antônio Abujamra, falecido em 28/04/2015, repentinamente, aos 82 anos de idade, enquanto dormia.
Um texto atual para tratar de relacionamentos em grupo; para valorizar o coletivo frente ao individualismo; para destacar a importância da essência diante das falsas aparências etc.
Como bem declarou Mário de Andrade, na voz de Antônio Abujamra: "Detesto pessoas que não debatem conteúdos, apenas rótulos", e hoje em dia, a maioria dos desentendimentos nas redes sociais, sejam digitais ou não, são frutos da superficialidade das coisas e gentes, sem o devido aprofundamento de um contexto em que ambas estão inseridas. Cabe ao professor contextualizar todo conteúdo e conceito para evitar mal entendidos; incentivar à pesquisa de mais de uma fonte de informação, para evitar equívocos; de estimular o debate de ideias e a criticidade do aluno.
Como finaliza o texto, "(...) apenas o essencial faz a vida valer a pena, e para mim, basta o essencial". Um fato, pois diante da superficialidade das coisas e gentes, buscar a essencialidade de ambas é uma necessidade, através da interação, da apresentação de conteúdo que permita o debate, as trocas, a colaboração entre professores e alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário