terça-feira, 30 de junho de 2020

Distanciamento social: não basta desenhar, tem que filmar e publicizar como nessa campanha criativa do Uruguai sobre o coronavírus



Desenhando, aliás, filmando a importância do isolamento e também do distanciamento social...

Publicado por José Antonio Klaes Roig em Quinta-feira, 25 de junho de 2020


O vídeo acima, trata-se de campanha do Uruguai, defendendo o DISTANCIAMENTO SOCIAL como uma das formas de combater o COVID-19 e é outro vídeo que encontrei no Twitter, carreguei para o Facebook e de lá trouxe, via código Embed, para este blog educacional pela relevância do assunto.
Parece que para certas pessoas, não basta mais desenhar, tem que adicionar movimento, como o cinema [que é a fotografia em movimentação], pois parece incrível como o "Elementar, meu caro Watson!", não é compreendido por alguns, que preferem descrer da Ciência e acreditar em Fake News, das mais absurdas possíveis, negando as evidências dessa grave crise de saúde pública mundial.
Não se trata de "uma simples gripezinha", como alguns leigos, de forma inconsequente, fizeram crer inicialmente e os números alarmantes fazem com que medidas mais sérias sejam tomadas, até que uma vacina seja disponibilizada. Enquanto esse dia não chega, o DISTANCIAMENTO SOCIAL, o isolamento, o confinamento, a quarentena e o lockdown são as medidas mais acertadas, conforme a evolução do contágio em determinada região.
É de fato um efeito dominó a propagação do coronavírus, e todo cuidado é pouco nesse momento delicado da história da Humanidade, pois jamais teve tanta gente confinada em suas casas. Dados indicam que mais de um terço da população mundial, e os demais, gravitam entre aqueles que mantém a máquina funcionando: médico, enfermeiros, e outras profissões; aqueles que não tem outra forma de subsistência nem tem recursos para ficar em casa; e os que, tendo condições para isso, se recusam a ver a gravidade da situação.
Neste momento, conscientizar às pessoas quanto às formas de contágio e os cuidados com higiene, além de manter o distanciamento social àqueles que precisam se deslocar pelas ruas é tão importante como a alfabetização. Uma alfabetização por meio digital se faz necessária, através de campanhas como está do governo uruguaio, que com bom senso e responsabilidade, assumiu seu papel social.
Um material para pode promover reflexões nas aulas de biologia e química e nas de ciências em geral, além de nas aulas de produção textual (uma aula sobre linguagem não-verbal, sem uma única palavra, escrita ou falada).

4 comentários:

  1. Ei José Antonio, que lindo o vídeo!
    Ainda vem acompanhado de sugestões para o trabalho em classe que pode ser explorado em vários componentes curriculares.
    Quando o vídeo foi compartilhado, e ele vem do facebook, eu não o encontro no YouTube?
    Como faço para adquirir este vídeo?
    É proposta valiosa para ser trabalhada.
    Me oriente, por gentileza como faço para conseguir o vídeo.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia.
    Professor José Antônio, este vídeo é muito interessante, não consegui salvá-lo, e não o encontrei no YouTube, como faço para adqui-lo? Mais uma vez preciso da sua orientação.
    Abraço.
    Nilzete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nilzete. Também não encontrei no YouTube, embora saiba que é do governo do Uruguai essa campanha. Eu uso uma extensão no Firefox/Mozilla, chama Videodownloader Helper que facilita baixar o arquivo de vídeo pra o computador, via navegador e depois carregar pro Facebook, onde gera um código, chamado Embed, que copio e colo no blog. É um dos caminhos. Mas posso, mais adiante, compartilhar via pasta do OneDrive contigo, já que é para fins educacionais. Um abraço.

      Excluir
  3. Oi José Antonio.
    Fico muito grata pela atenção.É para fins educacionais sim.
    Muito obrigada.
    Abraço.

    ResponderExcluir