terça-feira, 16 de junho de 2020

Jogos didáticos no ensino da Geografia com os professores Oswaldo e Marcos, via canal "Up Geo - Atualidades"




O vídeo acima, Jogos didáticos no ensino da Geografia - ft. Prof Oswaldo I ft. Prof. Marcos, descobri primeiro no grupo de WhatsApp dos PROFESSORES ONLINE em que participo, sobre chamada para essa LIVE do canal Up Geo - Atualidades, que trata de Geografia e Sociologia, e cujo tema trazido pelo Prof. Marcos Bonanato me interessou de antemão e me trouxe muita satisfação de acompanhar e divulgar.
A referida LIVE, realizada em 15/06/2020, foi muito esclarecedora e motivadora, pois os dois professores Oswaldo e Marcos trataram de diversos temas relacionados ao ensino da Geografia através de variados tipos de jogos, que o prof. Marcos denomina de "jogos analógicos e pedagógicos", fazendo distinções entre jogos online e digitais, dos jogos convencionais. Comentou também sobre a metodologia do Geo Quest - perguntas e respostas, sobre o jogo de dominó com países e regiões, do jogo da memória, de cartas, tabuleiros, integrados ao estudo da Geografia.
Mais interessante ainda foi conhecer outra metodologia, chamada Rotações por Estações, em que a sala de aula é divida em grupos de 3 a 5 alunos [o ideal, segundo eles é de 4 alunos pra jogar], em que esses grupos após 15 minutos trocam de estações, rotacionando pela sala de aula pela estação tecnológica, ambiental etc. Muito criativo e interessante, pois, enquanto um grupo joga dominó, o outro bingo, um terceiro "perguntas e respostas" etc, e ao findo do tempo determinado, cada grupo troca de estações e ações (conteúdos). Uma bela estratégia de levar os jogos para o ambiente escolar, além da recreação.
Recomendo a LIVE e o canal abaixo indicado Up Geo - Atualidade, dos professores Oswaldo Vellardi (Geografia) e Emerson Ribeiro (Sociologia):



UP GEO - ATUALIDADES

Nenhum comentário:

Postar um comentário