segunda-feira, 29 de junho de 2020

Poesia em Imagens: A arte, a escrita e a linguagem universal das flores, frutas, legumes e outros materiais


"Se o sol não aparecer, aproveite a chuva!" Que lindeza essa linguagem das flores, frutas e legumes, da Vírgola. #PoesiaEmImagens #ArteEmTodaParte via Yvi M. Carneiro.

Publicado por José Antonio Klaes Roig em Domingo, 28 de junho de 2020


O vídeo acima, "Se o sol não aparecer, aproveite a chuva!", assinada pelo pseudônimo VÍRGOLA, conforme aparece no canto inferior do referido vídeo, lembra muito a técnica da FLORIOGRAFIA, a linguagem a escrita das flores, só que ampliada com a utilização de frutas, legumes e outros materiais, encontrei no Twitter de Yvi M. Carneiro e achei bem interessante publicar no meu Facebook e de lá copiar o código Embed aqui pra este blog educacional, para tratar de linguagem verbal e não-verbal, de poesia, artes e produção textual.
Material que batizei de "POESIA EM IMAGENS", pode ser utilizado em projeto integrada de Língua Portuguesa com Artes e Produção Textual, justamente para tratar de diversos tipos de linguagem: verbal, não-verbal, poética, artística, literária, simbólica, codificada, metafórica, de sinais e muito mais...
A própria Libras é poética, pelos gestos práticos, objetivos, diretos e pelos sinais que nomeiam coisas e gentes, por exemplo. Todos deveriam aprender Libras, para conhecer a língua e poder melhor interagir com alunos e outras pessoas surdas no cotidiano. É um exercício de cidadania, de aprendizagem, de inclusão, acessibilidade, de bagagem cultural e social.
Segue abaixo, imagem de alguns slides de uma aula de Introdução aos Gêneros Literários, em especial, ao Lírico, em que utilizei o conceito de FLORIOGRAFIA, da escrita com flores, que, segundo Juliana Kang @floriografia, é palavra que significa “a linguagem das flores” e "Foi criada na Era Vitoriana (1837-1901), quando as flores eram usadas como um meio de comunicação representando mensagens codificadas – permitindo que sentimentos fossem expressos de maneira discreta. Cada flor possui um significado diferente e é essa peculiaridade que o projeto Floriografia tenta retomar".





Incorporar arte e cultura, independente do componente curricular é uma ótima maneira de dialogar com o aluno, já que a arte está em toda parte e a poesia vive em nós todos os dias, das mais variadas formas, basta educar o olhar.

Observação: No Twitter, o vídeo possui trilha musical de fundo, da canção Felicidade de André Geneci. Essa faixa, por conta de direitos autorais, foi silenciada quando carregada para o Facebook, mas aqui no blog, o som não foi silenciado.

5 comentários:

  1. Nobre colega, José Antonio,
    Gostaria de conseguir o primeiro vídeo "Poesia em Imagens: A arte, a escrita e a linguagem universal das flores, frutas, legumes e outros materiais."
    Tentei, compartilhá-lo, portanto, não consegui, procurei no YouTube, não consegui também.
    Gostei muito do material, me ajude!
    Me orientando como encontrá-lo e salvar em uma pasta. Aguardarei seu retorno.
    Abraço.
    Nilzete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nilzete, se tiveres um email do Hotmail, posso salvá-lo numa pasta e compartilhá-la contigo. Caso não tenha, podes instalar uma extensão para o navegador Mozilla Firefox, chamada Videodownloader helper que permite baixar o vídeo para teu computador. DE qualquer forma, me mande um email: joseroig7@hotmail.com que posso te orientar nisso. Abraços.

      Excluir
    2. Obrigada pela atenção em atender minha solicitação.
      Sim, enviarei o endereço do e-mail.
      Muito grata.

      Excluir
    3. Oi, já salvei numa pasta no OneDrive do Hotmail ara compartilhar link de acesso contigo, Nilzete. Aí poderás baixar o vídeo pra teu computador.

      Excluir
  2. Amei, vou utilizar floriografia em minhas aulas.

    ResponderExcluir