quinta-feira, 25 de junho de 2020

"Literatura: modos de usar": um blog literário com ótimo acervo digital para pesquisa e reflexão




A imagem acima, é do blog educacional "LITERATURA: MODO DE USAR" que tive a grata satisfação de conhecer via Twitter de Mônica Cyriaco, professora de do Rio de Janeiro (RJ), Brasil é considero um ótimo acervo digital de pesquisas que tanto alunos como professores das Linguagens, em geral, e da Literatura e da História, em especial, podem visitar.
O EducaTube Brasil, como se autodenomina, é um canal de e para professores, um ambiente virtual de trocas de saberes e aprendizagens, divulgando outros educadores quem tenham sua prática escolar e educativo como motivadora a outros mais.
O "LITERATURA: MODO DE USAR" se enquadra perfeitamente nesse critério pelo conteúdo disponibilizado e pelas reflexões que proporciona. UM exemplo disso é a postagem que já traz um título mais que sugestivo: "A literatura me levou pra viajar (mas não foi pra Disney)", que ao lê-la me trouxe 3 planos de leitura: o prático e literal, de ao invés de viajar para um Parque de Diversões e de Fantasias, buscar uma viagem a locais reais, concretos, históricos e cenário para muita produção literária; o sentido literário, de quem a literatura é uma viagem no tempo, sem a necessidade de máquina alguma, além da imaginação e da memória e do livre trânsito da bagagem cultural com as vivências; e, por fim, o sentido filosófico, de viagem de autoajuda que a literatura clássica permite ao leitor de qualquer tempo, buscando referenciais, balizamentos, marcações éticas, morais, históricas e sociais.
Das viagens literárias, filosóficas e práticas que Mônica Cyriaco nos proporciona, outras viagens podem ser feitas através de seu blog literário e também educacional. Descobertas compartilhadas, troca de saberes, impressões, reflexões. Eis os componentes básicos para um espaço digital de interação.

6 comentários:

  1. Obrigada pelas afetuosas palavras, professor José Roig! Espero que os professores e alunos sintam tanto prazer em ler meus textos, quanto senti em escrevê-los. Só a literatura ( a arte em geral ) pode nos salvar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço poder conhecer e compartilhar teu espaço virtual com os que acompanham este blog, Mônica, e também com meus alunos.

      Excluir
  2. Parabéns,amiga! Vc é merecedora,pois suas viagens são aulas belíssimas e carregadas de seu olhar atento e muita emoção!

    ResponderExcluir
  3. Que bacana, o Professor José Antonio, sempre nos surpreendendo com novidades enriquecedoras.
    Gosto muito de Literatura!
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, uma novidade enriquecedora que descobri hoje pela manhã e já trouxe pro meu blog.

      Excluir