domingo, 28 de junho de 2020

A autêntica Rede Social não-digital que se forma a partir da adesão do primeiro seguidor, o primeiro elo de uma ligação maior



Deu um frio na espinha, só de olhar, mas que bom que, graças ao trabalho em equipe (os dois homens), e o menino pôde ser...

Publicado por José Antonio Klaes Roig em Sábado, 27 de junho de 2020


O vídeo acima, encontrei no Twitter e carreguei-o para o Facebook para gerar o código Embed para trazer aqui para meu blog.
Essa "engenharia" digital, fiz para poder refletir sobre o sentido da autêntica, legítima REDE SOCIAL não apenas digital, mas acima de tudo, social.
Confesso que ao ver pela primeira vez, e em todas as demais, a sensação é a mesma: Deu um frio na espinha, só de olhar! Mas que bom que, graças ao trabalho em equipe dos dois homens que surgem na janela, sua calma, perícia e coragem, e o menino pôde ser resgatado com todo cuidado que exigia a situação. Sem o apoio do segundo homem, talvez o primeiro não tivesse força para sustentar a criança por um braço e girar o corpo para retornar à janela, e a tragédia seria maior.
Este breve vídeo de alguns poucos segundos, que parecem horas para quem sente empatia com a situação, é uma metáfora da importância da solidariedade, e como o movimento coletivo, e não apenas individual na nossa sociedade humana, às vezes, tão individualista, pode realizar façanhas, atos de bravura, de desprendimento, de arriscar a própria vida em favor do próximo...
Este segundo adulto é o exemplo autêntico, legítimo da REDE SOCIAL que se forma, a partir da adesão de outro, o chamado PRIMEIRO SEGUIDOR, a uma causa que deveria ser de TODOS.
Um audiovisual que me lembrou outro, mais antigo, que reflete também sobre a importância do primeiro seguidor na formação de uma rede social. Vídeo mais voltado para o humor, mas que complementa a mensagem desta postagem, de fazer refletir sobre as redes sociais, digitais ou não, que são formada por pessoas e não por máquinas. Hardwares e softwares auxiliam a vida, o trabalho e a sociedade, mas o fator humano é o bem principal e tudo mais deveria ser encarado como mero acessório.
Vejam abaixo, link para a outra postagem, mencionada anteriormente:

O PRIMEIRO SEGUIDOR E A REDE SOCIAL, no EducaTube Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário