segunda-feira, 22 de junho de 2020

Plataformas digitais educacionais: Educação aberta e Práticas abertas (MEC RED, REliA, EducaDigital e outras)





A imagem acima é da REliA - Recursos Educacionais com licenças Abertas, uma plataforma educacional e "um projeto da Iniciativa Educação Aberta, uma parceria entre o Instituto Educadigital e a Cátedra UNESCO de Educação Aberta do Brasil. Para construir o REliA foi criada uma campanha de financiamento coletivo no Catarse e a atualização de conteúdos na plataforma vem sendo feita de maneira voluntária".



A imagem acima é da plataforma integrada do MEC (Ministério da Educação do Brasil) chamada RED - Recursos Educacionais Digitais, onde é possível encontrar e compartilhe vídeos, animações e muitos outros Recursos Abertos, que permitem modificação.
Ambas as plataformas tive conhecimento através de LIVE do GIRANDO A RODA - Conectando Saberes - Núcleo do Rio de Janeiro, mediado pelos professores/mediadores Andrea Barreto e Francisco Velasquez que trouxeram a convidada Priscila Gonsales, presidente da EducaDigital que tratou de educação aberta, práticas abertas, direito digital e cidadania digital, falando também da distinção dos recursos, entre o GRATUITO (fechado) e o ABERTO, que permite modificações, além dos recursos em domínio público e as licenças de uso de produção autoral.
O Instituto EducaDigital (imagem abaixo), foi fundado em 2010, e "é uma organização da sociedade civil, referência mundial no desenvolvimento de ações e projetos de educação aberta na cultura digital. Por meio de iniciativas próprias e de parcerias com outras instituições, atua como Think- and-Do-Tank ao desenvolver estudos, pesquisas, advocacy, formação e promoção dos direitos digitais (acesso à informação, privacidade e liberdade de expressão). Foi indicado ao prêmio WSIS 2019 da Cúpula Mundial para a Sociedade da Informação da ONU na categoria capacity building. O Educadigital também oferece cursos, oficinas e palestras sobre os desafios de educar na sociedade contemporânea".



Para quem quiser assistir a referida LIVE com Priscila Gonsales, ocorrida em 18/06/2020, segue abaixo a mesma, que trata de outros REAs - Recursos Educacionais Abertos:



3 comentários:

  1. Excelente sugestão!
    Obrigada pela dedicação.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São diversos recursos que os professores podem se apropriar e adaptar ao seu fazer pedagógico. Achei muito valido e relevante compartilhar, Nilzete. Abraços!

      Excluir
  2. Exatamente, é uma diversidade de recursos, que favorece aos educadores. Concordo plenamente, José Antonio, adaptar ao fazer pedagógico e obter resultados satisfatórios. Muito relevante.
    Parabenizo sua iniciativa.

    ResponderExcluir