quarta-feira, 14 de abril de 2021

CIRA: aplicativo de Inteligência Artificial desenvolvido pela USP que permite correção automática de redação nos padrões do ENEM




A imagem acima, CIRA, descobri após indagação de meus alunos: se eu conhecia alguma aplicativo de correção de redação. Depois de uma pesquisa encontrei CIRA, um app desenvolvido pela USP - Universidade de São Paulo, com base na Initeligência Artificial, que permite correção automática de redação nos padrões do ENEM.
Conforme notícia do site R7 Educação: "Pesquisadores do IFSC (Instituto de Física de São Carlos) e do ICMC (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação), ambos da USP (Universidade de São Paulo) em São Carlos, desenvolveram um software com o objetivo de corrigir redações de forma automática a fim de aprimorar as habilidades dos estudantes que farão o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)." Ainda, de acordo com o site, o app está disponível para smartphones com sistema Android e de um site, e a ferramenta possibilita identificar erros gramaticais, de pontuação, de digitação e de concordância nas redações. A sigla significa "Corretor Inteligente de Redações Automático" (CIRA). O app foi desenvolvido pelo estudante Gabriel Nogueira, que cursa bacharelado em ciências da computação no ICMC-USP, que empregou técnicas da área de inteligência artificial.
O app é bem simples. Basta instalar e abrir a interface, clicar em PRATICAR (vide imagem abaixo):



Depois é só inserir o tema, digitar o texto e SUBMETER à análise do aplicativo:



E o mais interessante é que "A ferramenta foi criada a partir de uma base de 100 mil redações da empresa Letrus, que foram corrigidas e pontuadas por professores seguindo os moldes da avaliação do Enem. A partir dos critérios utilizados por esses professores, o sistema inteligente aprendeu quais aspectos precisam ser levados em conta em uma correção e como estabelecer uma nota", disse Gabriel Nogueira, estudante que foi orientado pelo professor Osvaldo Novais de Oliveira Jr, do IFSC-USP, com bolsa da FAPESP. O CIRA é o resultado de um projeto de iniciação científica e possui dois elementos base: "um sistema inteligente que estabelece uma pontuação para a redação e outro que apresenta sugestões de como o usuário pode melhorar o texto."

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário