sexta-feira, 2 de abril de 2021

O bebê escalador: mais que um vídeo motivacional, um pequeno audiovisual para refletir sobre a aprendizagem




O vídeo acima, O bebê escalador, foi indicação via grupos de whatsapp de professores e achei interessante pela mensagem, mais que motivocional, que ele traz ou pela reflexão que permite fazer sobre a aprendizagem em geral, principalmente aquela, chamada invisível, que acontece fora da escola, inclusive, antes de adentrar a uma instituição educacional.
A ideia de "Aprendizagem invisível", conheci através de um vídeo do educador Cristóbal Cobo, no link logo a seguir, e se refere a toda essa gama de conhecimento que se adquire com o contado com artefatos culturais: jogos, livros, filmes, músicas, álbuns de figurinhas, HQs, desenhos animados, brincadeiras etc, e que muitas vezes é desconsiderado pelo currículo escolar tradicional.

Aprendizagem Invisível: Como aprender apesar da escola?

A BNCC - Base Nacional Comum Curricular veio para incentivar o uso desse conhecimento prévio que o aluno traz de casa. Não é uma proposta nova, original, nem inovadora, sejamos justos. Justos com Sócrates, que já fazia com seu método socrático e com os demais filósofos da Grécia Antiga, e seu método peripatético, de dar aulas ao ar livre, conversando com seus alunos/discípulos enquanto andavam pelas ruas, parques, praças etc de Atenas. Eles não tinham datashow, e seu show não ficou datado. Mas eram provocadores natos, incentivavam o aluno a romper com as amarras que os prendiam a ideias ultrapassadas, tiravam aqueles jovens da zona de conforto. Sócrates não deixou nada impresso. Contou com a sorte e seu fiel discípulo Platão para reunir suas ideias, métodos, conceitos na obra Diálogos. Platão criou a Academia, um local para formação de jovens atenienses, mas teve que disfarçar de culto aos deuses para não ter o mesmo fim que seu mestre. Assim o fez Aristóteles, discípulo de Platão, que fundou o Liceu, travestido de culto aos deuses também.
Agora o que tem Sócrates, Aristóteles, Platão e Cristóbal Cobo com um bebê escalando uma parede, simulando as técnicas de alpinismo?
Em princípio Nada, e ao mesmo tempo Tudo. Tudo depende do ponto de vista do observador.
Logicamente que o bebê não está escalando, inspirado na lógica aristotélico, mas na curiosidade nata do ser humano, e enquanto sobe, observa os detalhes do ambiente (o espaço) e segue em seu trajeto (tempo) próprio. Aprender é assim, depende muito do tempo e espaço de cada um. Não poder ser um processo padronização, tipo linha de produção, em que todo precisam aprender a apertar parafusos do mesmo jeito, em sintonia e sincronia com o que o instrutor, professor determina. Educar, que pressupõe níveis de aprendizagem e de ensino, como dizia Paulo Freire, em seu livro Pedagogia da Autonomia, "[...] é ter a consciência do inacabamento". E a autonomia acompanhada é uma das melhores formas de verificar a aprendizagem, dando liberdade ao aluno para explorar o ambiente escolar, tanto que o bebê faz na sua escalada. Até pelo fato que iniciar na educação infantil, passar para o ensino fundamental, depois o médio, seguir para uma graduação e mais adiante uma pós-graduação, requer uma boa técnica de escalada de cada npivel a partir dos grais de desafio e dificuldade que serão impostos ao "alpinista".
Portanto, o vídeo acima, mais que um "momento fofura", que um material para motivação, é um audiovisual que permite algumas reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem, que deve ser algo que permite o aluno ousar, com certos cuidados, subindo um nível por vez, sem receios de tombos, pois para isso existe a figura da fam[ilia e da escola, dos pais e professores que estarão acompanhando aquela escalada.
O bebê do vídeo não está de todo solto, embora não tenha nenhum cabo de segurança, tem uma voz amiga o incentivando, um pai, um avô, poderia ser um professor. Assim é a nossa vida, independente da área que atuemos, sempre teremos uma corda de segurança, certos protocolos de atuação, e um mediador, um supervisor, alguém para nos orientar, incentivar, apoiar e avaliar...
A análise do vídeo, pela voz do narrador traz também detalhes interessantes sobre aquela ação, como a criança vai aprender muita coisa por instinto, por observação, por ousadia. Ou como disse o poeta: "Por não saber que era impossível, foi lá e fez!" Aprendizagem invisível tem disso, da superação das "impossibilidades" da vida...

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário