sábado, 24 de abril de 2021

O medo da liberdade e o sentido da vida atual: reflexão essencial de Contardo Calligaris para entender-se a contemporaneidade




O vídeo acima, O medo da liberdade e o sentido da vida atual, trata-se de fragmento de palestra do Doutor em psicologia clínica Contardo Calligaris [falecido recentemente] ao Fronteiras do Pensamento, que é o "ciclo de conferências que traz os maiores pensadores mundiais ao Brasil".
este vídeo interessantíssimo e atualíssimo, encontrei por acaso nos vídeos correlatos do YouTube e essencial para se discutir questões como "o aumento da intolerância, a necessidade de jogar a culpa no outro, a violência gratuita" e como traz na apresentação do referido vídeo "[...] seria isso gerado pela falta de razão? O psicanalista Contardo Calligaris traz exemplos históricos para propor uma visão nem tão comum sobre o que temos enfrentado no mundo atual".
Contardo, em pouco mais de 3 minutos vai brincando ao espectador de algumas ideias e conceitos que parecem ecoar como um reflexos do tempo atual.
Diz ele, "quando a razão se afirma [e surge a dúvida sobre certezas], nessa altura que há a repressão da dúvida no outro...", pois "[...] a crise da minha fé, força a tentar o outro a professá-la se nem eu consigo". Algo que soa terrivelmente atual, se analisarmos o fanatismo religios, a homofobia, o racismo e o preconceito reinantes em quem, em tese, deveria ser mais telerante, se respeitasse os ensinamentos de sua própria crença religiosa. Além disso, para Calligaris, "[...] quem tenta mandar da sensação sexual do outro, no fundo deseja aquilo" e ele, como psicanalista, sabe bem o que diz.
Ainda que o tema da palestra gira em torna da psicologia, a fala de Contardo é extremamente esclarecedora e se presta a outros contextos, filosófico, sociológico, tecnológico e social, pois quando declara que "o oposto da liberade é a boçalidade" e que "reprimir no outro a liberdade que me apavora", ele está ilustrando um fenômeno muito atual, de boçais que chegam ao poder e tentam impor sua visão limitada de mundo à sociedade, sem dialogar, sem transigir, amparados no negacionismo, no obscurantismo.
Por fim, o psicanalista encerra sua fala ao comentar que "qualquer terapeuta que tenta curar ou orientar a partir de seus valores é um palhaço... qualquer psicoterapia é uma prática da liberdade, da valorização da vida concreta dos pacientes", e isso remeto a outros contextos, sejam científicos, políticos, religiosos, educacionais.
O exercício do pensamento, exige liberdade de ideias, de debate, de troca de saberes, de crítica e autocrítica. O pensamento moderno não pode ser monolítico e irreversível. É preciso estabelecer pontes e não construir muros, seja na família, na escola, no trabalho ou na sociedade. E, concordando com Contardo, o medo da liberdade é o medo do outro, daquele que é estranho, estrangeiro, e este medo gera a xenofobia, o racismo, a intolerância, o ódio...
Contardo Calligaris foi um dos grandes pensadores e recomendo dele outros dois vídeos muito interessantes e que dialogam com este, logo a seguir [o primeiro, aparentemente é uma continuação do anterior]:





Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário