domingo, 11 de abril de 2021

O Abismo: animação canadense sobre dois jovens viajantes que constroem uma ponte para atravessar um abismo [amizade, sacrifício e superação]




O vídeo acima, Le Gouffre [O Abismo], e uma animação canadense de 2014, com direção de Carl Beauchemin, Thomas Chrétien e David Forest, produção de Lightning Boy Studio, do Canadá e duração de 10:37 minutos que encontrei por acaso no YouTube, quando procurava por outro audiovisual.
A animação mostra dois jovens viajantes que (re)constroem uma ponte destruída para atravessar um abismo e como consta na apresentação vídeo: Um conto inspirador sobre amizade, sacrifício e conquista do impossível.
Um dos jovens, ao ver pássaros seguirem adiante, se baseia nesta orientação das aves para tentar realizar o impossível, reconstruir o destruído, primeiramente só os dois amigos envolvidos na difícil empreitada, enquanto os moradores do vilarejo ao lado só os observam. Uma menina tenta estabelecer contato, fazer amizade, mas seu pai a impede.
Coletando paus e cordas do entorno, vão adiantando o trabalho, que só toma maior dimensão quando descobrem ferramentas como o machado para abater algumas árvores do bosque e seguir em frente na tarefa árdua.
Quando chegam até o meio do caminho, no meio da ponte reconstruída, um deles aciona o sinalizador. Metade do percurso refeito. O sinalizador é um símbolo, um sinal neste curta-metragem de animação.
Quando os jovens quase concluem o desafio, eis que surge o imponderável, uma tempestade que coloca em risco todo o esforço, mas mesmo assim eles resolvem enfrentar mais uma adversidade e partem em busca de atingir o outro lado do abismo. Porém, as cordas começam a vergar a árvore que sustenta todo o projeto. A menina solitária tentar ajuda os dois jovens a concluírem sua aventura, puxando sem jeito a corda. E logo a surpresa: seus vizinho fazem o mesmo. O que permite o primeiro dos jovens saltar para o outro lado do abismo. Mas um deles acaba ficando para trás.
Têm momentos que é preciso soltar as amarras que nos prendem a um velho mundo, em busca do novo. Todavia, nem todos conseguem ultrapassar seus limites, nem todos estão preparados para o grande salto...



Mas o sinal aos demais foi dado e quem sabe se todos tivessem se unido, desde o início, a própria comunidade já teria uma ligação como outro lado do abismo. A mensagem, o estímulo, o incentivo, mesmo quando as experiências não são bem sucedidas por completo está realizado. O sinalizador é esse sinal, esse símbolo de reinvenção, reconstrução que fazemos diariamente, seja durante uma pandemia ou não.
Este curta promove uma profunda reflexão sobre aqueles que se acomodam e os que ousam, arriscam, indo adiante, correndo risco, sacrificando-se em prol de uma causa, de um objetivo, de um projeto de estudo, de trabalho, de vida, buscando uma ligação entre o passado e o futuro.
Sem nenhum diálogo, com apenas linguagem não verbal, é um rico material para Produção Textual, para trabalhar com coesão, coerência, com leitura de imagens, comrpeeensão e interpretação textual e, por fim, escrita criativa na escola.
De tanto ver o abismo, o abismo olha de volta para vocêm disse o filósofo Friedrich Nietzsche. O abismo pode estar dentro de nós, quando aceitamos certos limites e desistimos de criar pontes entre amigos, colegas, parentes... O abismo é uma metáfora para a própria vida, e um convite à imaginação...

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

3 comentários:

  1. Só postei pra saber que passei por aqui. Abraços professor, gosto muito de seus textos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Gil. Só vi a mensagem agora. Grato pela visita e comentário. Abraços.

      Excluir
  2. Oi como fazer para mandar uma redação

    ResponderExcluir