quarta-feira, 21 de abril de 2021

Questão de Tempo: videoclipe e animação dedicados às pessoas que sofrem de Epidermólise Bolhosa (EB) e que serve a outras situações de interação




O vídeo acima, Matter of Time [Questão de Tempo], trata-se de videoclipe de Eddie Vedder, ex-vocalista da banda Pearl Jam, e descobri por acaso no YouTube e fiquei encantado com a animação que envolve o clipe, e ainda mais por se tratar de uma campanha para angariar donativos em prol da saúde.
A canção e o clipe foram produzidos para homenagear "todas as pessoas em todo o mundo que sofrem de Epidermólise Bolhosa (EB)" e ajudar a financiar pesquisas para tratar da referida doença, que é "o nome que se dá a um grupo de doenças não contagiosas de pele, de caráter genético e hereditário. A principal característica da forma congênita é o aparecimento de bolhas, especialmente nas áreas de maior atrito, e nas mucosas." (Wikipedia)
A animação tem produção de Door Knocker Media (doorknockermedia.com) e Solis Animation (solisanimation.com), com direção de Matt Finlin e Jeff Lemire [que também é responsável pela ilustração].
A animação mostra jovens com faixas pelo corpo, convivendo de forma distanciada, mas aos poucos as imagens sem cor vão se transformando e a coloração simbolizando um recomeço.
Uma animação pensada no campo da saúde, mas que pode ser usada em tempos de pandemia e saúde mental, na questão do bullying, da empatia, alteridade e muito mais, inclusive em aulas sobre leitura de imagens e escrita criativa.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário