segunda-feira, 19 de abril de 2021

O Navio Negreiro: entre o poema clássico de Castro Alves e a releitura do rapper Slim Rimografia, aliando música, grafite, literatura e crítica social




O vídeo acima, O Navio Negreiro, é uma releitura do rapper Slim Rimografia, a partir de poema clássico do romantismo brasileiro, de autoria do poeta Castro Alves. Uma bela, contundente e necessária intertextualidade entre o passado e o presente, incorporando um projeto social que trata de música e artes plásticas (grafite).
Castro Alves pertenceu à Terceira Fase da Poesia romântica brasileira, conhecida como Poesia Social, que lutava pela a Abolição da Escravatura [Escravidão] e defendia a instauração República. E, ouso dizer, esta poesia social, antecipa o que a crítica social do RAP fez, séculos depois, com Rhythm and Poetry (Ritmo e Poesia) e suas letras tratando das desigualdades sociais, violência e a vida na periferia.
Abaixo, o poema original, com toda a força da declamação do grande ator Paulo Autran, que encontrei no YouTube, e que traz edição de imagens, incorporando cenas de navios negreiros, presentes no filme Amistad, de Steven Spielberg, para contextualização, em atividades que envolvam Literatura, História, Artes, Cultura e Sociedade.



Nesses tempos pandêmicos, cenas de ônibus e trens superlotados, com pessoas amontoadas, correndo risco de vida, para que o Mercado não possa parar, lembram as atrocidades perpetradas nos navios negreiros, e das mortes que essas travessias incidiam sobre as pessoas escravizadas. A História se repete, já disse Karl Marx: "Primeiro como tragédia, depois farsa"... Algo terrivelmente atual.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário