domingo, 1 de maio de 2011

Porque seguir o caminho das letras? (por José Luiz Goldfarb)


Fonte: http://www.ustream.tv/recorded/10238581

Descobri no Twitter a palestra de José Luiz Goldfarb, “Por que seguir o caminho das letras?”, dentro do Projeto: Estação Pátio Savassi.
Todas as ações que envolvam a valorização e incentivo ao hábito da leitura, sempre terão no Educa Tube e em seu editor a ampla divulgação e apoio.
Ler é um exercício de emancipação do ser; ler incentiva o raciocínio, a imaginação, a aquisição de vocabulário e de bagagem cultural.
Como escreveu o escritor Marcelo Backes: "Se os escritores estivessem plenamente satisfeitos com o mundo real em que vivem, não criariam (não precisariam criar) um novo mundo na ficção".
Da mesma forma que o leitor, ao ler a produção alheia exercita plenamente a imaginação, criando um mundo interior a cada palavra e frase, a cada capítulo e texto lido. Ler é de fato um exercício de emancipação. Literatura é de certa forma um exercício de auto-ajuda, mesmo que a literatura clássica não vise tal função terapêutica. Temos, como leitores, nos autores, um amigo, um conselheiro, um amigo de papel.
O grande desafio de todo educador seria tornar a biblioteca de sua escola, mais que um depósito de livros antigos, mas um ambiente vivo para seus alunos. Ainda que o Google proporcione quase toda informação, nada como uma pequena expedição ao mundo dos livros impressos, nesse exercício de folhear páginas, ver figuras, procurar títulos e autores...
Acredito que podemos incentivar o uso do livro, didático e literário, fazendo essas pequenas expedições à biblioteca escolar, pedindo que eles manuseiem um livro, sintam sua textura, e leiam a sétima palavra, da sétima frase, da sétima linha, da sétima página... É apenas um exercício de leitura, nada mais que isso, mas reunindo essas palavras soltas e procurando ver se há alguma relação entre elas... E percebam o resultado...
Não importa a disciplina do professor ("Há uma matemática misteriosa entre as letras e palavras e uma gramática curiosa entre os números", diz o poeta que há em mim). O que importa é a disciplina que este educador dê ao ato de ler palavras, imagens, números, fórmulas, equações, ideias etc por seus alunos e por ele próprio, pois não existe motivação sem antes auto-motivação...
Na palestra acima, além do incentivo ao livro e à leitura, trata-se também de uma bela aula de História. História social, história da literatura...

4 comentários:

  1. Caro professor, muito boa a ideia de um blog reunindo videos para a educação.

    Parabéns pela iniciativa! Há muito material bom aqui!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Caro Marchiori, a ideia surgiu através de um bate-papo com uma grande amiga, mas o grande diferencial deste blog é que apesar de individual tornou-se um espaço colaborativo e cooperativo, pois muitos outros educadores e amigos me indicam via email, tuiter, msn, blog etc. Um espaço de e para educadores.
    Grato pela visita, um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Excelentes reflexões, professor. O Brasil está precisando de educadores com o seu perfil! Parabéns pela proposta!

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de suas abordagens, professor. Como professora de Língua Portuguesa, sei que é difícil "fazer" esta garotada ler, mas sei, também, que é possível, às vezes por prazer, outras por "força". Com isso, vamos conquistando cada vez mais leiores, e isso é muito bom para todos.

    ResponderExcluir