segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A Voz do Coração (Cinema, música e educação)


O vídeo acima, cena do filme A Voz do Coração (Les choristes), de 2004, com 136 min., foi indicação via facebook da coleg'amiga Márcia Cristina Alves, educadora do Rio de Janeiro, RJ, Brasil, e trata do poder da música como ferramenta de socialização. Mais um filme da série CinEducação (marcador deste blog), como uma das possibilidades do educador utilizar o cinema e o próprio filme em seu fazer pedagógico, mesmo com alunos considerados irrecuperáveis pela e para a sociedade.
Conforme sinopse: "Pierre Morhange (Jacques Perrin) é um famoso maestro que retorna à sua cidade-natal ao saber do falecimento de sua mãe. Lá ele encontra um diário mantido por seu antigo professor de música, Clémente Mathieu (Gérard Jugnot), através do qual passa a relembrar sua própria infância. Mais exatamente a década de 40, quando passou a participar de um coro organizado pelo professor, que terminou por revelar seus dotes musicais."
Através do diário do professor Matthieu e da reconstituição de época, feita pela memória de Morhange, o espectador é transportado ao ano de 1949, para uma internato de meninos com problemas de conduta, assemelhando-se a uma prisão, nos castigos, no incentivo à delação, na severa administração do diretor Rachin.
Matthie substitui, em suas aulas, os métodos repressores, por outras tarefas, o que quebra a lógica perversa e surpreende os alunos. E um de seus primeiros atos como educador pede que cada um dos alunos escreva em um papel o nome, a idade e o que gostariam de ser quando crescerem. Todos fazem a tarefa, menos Pepinot, o mais jovem, e órfão, que todos os sábados espera os pais no portão da instituição, mesmo sabendo que eles não voltaram da guerra.
Matthie estabelece um acordo com os alunos e em troca, pede ao diretor o fim punição coletiva, que ele possa se entender com o culpado e que não seja revelado o seu nome.
Apesar de bondoso, o novo inspetor é disciplinador, e logo estabelece como meta pra turma e como metodologia o uso da música e a tentativa de criação de um coral. Como o próprio professor percebe: "Eram péssimos cantores, mas cantavam". E tinha como lema "Nunca diga nunca, sempre vale a pena tentar".
Matthie distribui as vozes do coral, dando início a sua experiência. Elege Pepinot seu assistente chefe do coral. Pede ajuda do superior pra criar um coral, que mesmo relutante lhe diz: "Por que precisa da minha permissão se já esta fazendo?" Rachin, o diretor, apesar de não gostar de seus métodos, o autoriza. Logo o inspetor passa a ter o apoio de Chaber, que sempre gostou de esporte e música.
Diante do sucesso da experiência e da primeira audição a um público seleto, dentre eles uma condessa, o diretor Rachin se apropria da ideia alheia, como se fosse sua, algo que não ocorre apenas na ficção. No mundo real, projetos pontuais, de professores dedicados, usando a música, a arte, a cultura, esportes, etc, nem sempre tem o devido apoio da instituição, mas quando recebe o reconhecimento público, logo é encampado como se fosse uma proposta escola. E como no filme, mesmo assim, nem sempre é reconhecido o papel do professor criador em sua local de trabalho (Santo de casa não faz milagres?)
Utilizar a arte e cultura, seja cinema, música, dança, esportes e outras manifestações com os alunos, sejam eles rebeldes ou não, é um dos caminhos e recursos para facilitar a socialização e passar o conteúdo educacional, de forma inter e multidisciplinar.
O resto do filme, e principalmente o seu final, prefiro não adiantar, para não perder a emoção de quem o assistir e o recomendar.
Como o site onde o referido filme estava armazenado, saiu do ar, disponibilizo provisoriamente um link abaixo, onde se pode assistir e baixar (via Real Player) para fins educacionais, sem fins lucrativos A Voz do Coração:

A VOZ DO CORAÇÃO - ASSISTIR ON LINE

21 comentários:

  1. De que adianta existir este blog educacional se não tem como ver o filme. Que bela educação!!!!!!!!!! Assim não dá para trabalhar com a educação nesse País.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo, concordo contigo. De que adianta se fazer um garimpo, socializar o vídeo - e se o próprio You Tube barra sua exibição pública, por questões de direitos autorais - se as pessoas sempre reclamam de tudo e de todos, como você. Veja a resenha, procure numa locadora, ou tenha calma e espere que eu tente localizar... Jogar pedra é tão fácil e ser mal educado, querendo educação, pior ainda. É lamentável, como educador, ver meu trabalho ser desmerecido por conta de motivos alheios. Sem falar que não vivo 24h procurando as mais de mil postagens minhas se sairão do ar por motivos alheios à minha vontade. Seja mais consciente, e menos crítico com o trabalho diletante, sem fins lucrativos dos outros.
      Aos demais visitantes, informo que assim que conseguir - se conseguir - este vídeo, colocarei de novo na postagem. caso não consiga, fica a dica, e procurem numa locadora de sua cidade.

      Diz a boa educação que é mais fácil, primeiro comunicar o fato e aguardar a solução!
      Viva a educação e o bom senso!

      Excluir
    2. Se tivesse esperado e me comunicado cordialmente, teria localizado outro link, como o fiz, em apenas 15 minutos. tenha mais calma e educação, caro anônimo, pois esperamos no mínimo 9 meses pra nascer... Espero que goste do filme e aprenda alguma lição com o mesmo! :-)))
      Aqui link pro filme online (mas já aviso que este também poderá sair do ar em breve) e não tenho culpa disto!!

      http://www.veoh.com/watch/v33806418SpMM5smq

      Excluir
    3. Ah, e sugiro ao "anônimo", quando for trabalhar com educação, seja mais tolerante...

      Excluir
    4. Caro anônimo, assim como localizou o link para este excelente site, eu , como educador especializado em várias áreas da educação, o convido a ter um pouco mais de cordialidade e, antes de ir com sede ao pote, procure entender a proposta do blog e valorizá-lo sim, pois não só no Brasil, como em todo o mundo você encontra blogs que te oferecem lixo (para não usar o termo direto, filems de sexo explícito), e a maioria já com o filme pronto para assistir... Portanto, basta fazer uma busca em qualquer navegador, eu recomendo o Goolge Chrome e encontrará dezenas de sites onde se pode assistir a este e outros filmes de forma grátis.... Eu, Nélio Machado, parabenizo o trabalho do meu colegfa José Antônio Klaes Roig pelo excelente blog... Eu, por não encontrar o dvd no Brasil para comprar, recorri até à distribuidora deste filme para a Américana Latina na Play Art, nos Estados Unidos, porque costumo comprar estes dvd pra usá-los em minhas aulas de história, filosofia, sociologiae áreas afins, com os meus alunos é, sabendo aplicar dinâmicas e metodologias diversas, tenho obtido excelentes resultados .... Eu vou disponibizar o link para que você assista "a voz do coração", ok?

      http://www.veoh.com/watch/v33806418SpMM5smq?h1=A+voz+do+cora%C3%A7%C3%A3o+dublado

      Excluir
    5. Obrigado, Nélio, pelo comentário. Um abraço, Zé Roig.

      Excluir
  2. Infelizmente o site onde estava este e outros filmes foi tirado do ar, e estou tentando localizar algum que permita assistir a este e outros filmes com enfoque educacional, para socializar sem fins lucrativos em meu blog. Aguardem!

    ResponderExcluir
  3. Informa a todos os visitantes do Educa Tube, que o link para assistir online o filme A VOZ DO CORAÇÃO, consegui temporariamente, no link abaixo... Quem tiver o Real Player instalado, poderá baixar o filme para uso educacional sem fins lucrativo. Em função de reivindicação de direitos autorais, informo também que provavelmente este link não fique muito tempo no ar.
    O Educa Tube é um blog educacional sem fins lucrativos, que apenas socializa suas descobertas e as indicações de outros educadores, mas o acervo disponibilizado neste blog esta armazenado em outros sites de web, que poderão ser tirados do ar,
    Portanto, aos apressados e estressados de plantão, como o anônimo exaltado, que não teve a educação de me informar o fato e esperar sua solução, digo que me comuniquem deste e doutros vídeos do blog, que poderei tentar achar , como o fiz com este. Grato a todos que acessam o blog, utilizam os materiais disponibilizados e se dirigem ao seu editor de forma cordial. Abrs, Zé Roig.
    Segue o link para assistir A Voz do Coração .>>>

    http://www.veoh.com/watch/v33806418SpMM5smq

    ResponderExcluir
  4. José, muito obrigado por sua contribuição, disposição e boa vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Mas todo o mérito do blog é devido ao poder de compartilhar descobertas, feitas por amigos e colegas meus, que socializam vídeos incríveis que assisto e faço resenha. Sem esta "ação entre amigos" da educação eu não teria como descobrir tanta preciosidade, nem manter um nível tão alto de vídeos relevantes à educação e à sociedade. Um abraço, e grato pela visita e comentário. :-))

      Excluir
  5. Este filme ainda pode ser visto no youtube?

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Link para download do filme (áudio atrasado):

    http://www.mediafire.com/file/xoyr9n29upidlt9/h33806418_A_Voz_Do_Cora%25C3%25A7%25C3%25A3o.mp4/file

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa, Lucas! Muito obrigado. Me salvou mesmo. Precisava desse filme... assisti ele em 2018. Podem baixar o filme pelo link tranquilamente. Depois abram em um player que dê pra atrasar o áudio (pq no filme o áudio está adiantado, na verdade). Uso o VCL e atrasando o áudio em 3100 ms (apertando a letra "K" do teclado) dá pra assistir o filme de boa!

      Excluir
  8. Nossa. Estou fazendo uma pós graduação à distância e a recomendação de assistir a esse filme. Lindo!! Muito obrigada por disponibilizar o link. Ignore a grosseira do tal "anônimo". Obrigada!!!!

    ResponderExcluir