sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Os Segredos da Linguagem Corporal: documentário do History Channel





O vídeo acima, Segredos da Linguagem Corporal (2008, em 2 partes), trata-se de interessante documentário que descobri via Twitter de Daniel K. Foisy, de Montreal, Canadá.
Conforme apresentação do vídeo no You Tube:
"Os segredos da linguagem corporal é um documentário produzido pelo canal de TV a cabo The History Channel, onde o tema é a leitura da linguagem corporal e a interpretação de seus significados. O documentário conta com vários exemplos reais da interação humana em diversos contextos, que ilustram as explicações dos especialistas."
Um material que traz dados interessante e relevantes sobre a linguagem em geral e a corporal, em específico, e que serve para os educadores refletirem sobre tais segredos e códigos presentes nas relações humanas e no ambiente escolar e social, que podem lhes servir de subsídio e de estratégia de interação.
Afinal, o bom professor precisa às vezes utilizar-se de recursos de bom mágico e bom ator para encantar e manter a atenção do alunado, valendo-se e muito da expressão corporal, da voz (marca maior de todo educador), de gestos e tudo mais...
Vendo o documentário, fiquei conhecendo dados surpreendentes como:
- 93% do que comunicamos aos outros é não-verbal;
- Apenas 7% da comunicação humana se transmite por palavras, segundo pesquisa (um fato, pois as palavras não dão conta de tudo, tanto que quando mandamos mensagens puramente escritas, via e-mail ou redes sociais, há diversos mal entendidos, pela falta dessa complementação visual, do "sotaque" visual desta comunicação, digo eu);
- figuras públicas controlam a maneira como as vemos e o debate histórico entre Kennedy x Nixon (TV e rádio), pela presidência dos EUA no início dos anos 1960 mostra esses contrastes em pesquisas feitas com ouvintes e com telespectadores. A questão visual e a auditiva proporcionaram àqueles que assistiram ou ouviram, resultados diferentes. Pelo rádio, Nixon venceu o debate; pela TV, por conta do carisma e da linguagem corporal de Kennedy, este saiu-se melhor.
Como educadores, ainda que não sejamos profissionais da imagem (como políticos, atores, celebridades), temos ou deveríamos ter a consciência que os gestos e a expressão corporal, a voz e outros recursos midiáticos influenciam a forma de interação com um grupo. Tom de voz inapropriado (muito baixo ou muito alto), gestos teatrais e bruscos, podem causar efeito contrário ao que desejamos, ainda mais que, diferente de atores e políticos, o bom professor precisa incentivar o diálogo, estabelecer uma comunicação de mão dupla entre ele (o emissor) e a plateia (receptor), que também deverá emitir sua opinião sobre o que é exposto, discutido, debatido em sala de aula.
Outro exemplo didático de como a linguagem corporal influencia o nosso cotidiano, é quando (mediante câmeras escondidas) são analisados o comportamento e a linguagem corporal de dois vendedores de carro, que parecem muito com os bons e maus professores. O primeiro gosta do que faz, o outro faz por obrigação, um é natural, o outro artificial (vejam o vídeo e comprovem).
Na parte 2 do documentário acima, os especialistas em linguagem corporal demonstram como ser um bom observador, pois os olhos não mentem, tanto que celebridades quando estão em situação desconfortável apelam para os famosos óculos escuros, seja dia ou noite.
Conforme dados pesquisados, existem gestos facilmente identificáveis por um bom observador e sete expressões faciais consideradas universais. A tecnologia, através de software leitor de expressões faciais identifica 65 músculos do rosto humano, e com este conhecimento, estão sendo feitos estudos diversos de mercado (gosto de clientes através de suas expressões na hora da compra e venda), na segurança de aeroportos e locais públicos etc.
Segundo o pesquisador Aeckermann, "existem mais de 3 mil expressões faciais", assim sendo, os gestos e as expressões faciais e micro-expressões abarcam 55% da comunicação humana e 38% através da voz (tom e intensidade, velocidade e ritmo).
Enfim, um ótimo documentário para educadores refletirem sobre a linguagem corporal no ambiente escolar.

11 comentários:

  1. Baixar o Documentário - Os Segredos da Linguagem Corporal - Dublado - http://mcaf.ee/520rq

    ResponderExcluir
  2. Em nenhum local é possível achar esse documentário. Alguém o tem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu o tenho, se quiser, deixa seu email que eu te retorno

      Excluir
    2. Mande para mim também por favor!!!
      phdias2017@outlook.com

      Excluir
    3. manda pra mim natannelparaiba10@gmail.com

      Excluir
    4. poderia me enviar tambem? robsondesousa96@gmail.com

      Excluir
    5. Poderia me enviar? samuel.cristian686@gmail.com

      Excluir
    6. Olá! Pode me enviar o documentário por favor!! Não acho em lugar algum.. tcsaguiar@gmail.com desde já, muito obrigada!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Boa Noite

    Poderia me enviar o documentário
    reinaldograhlwaldow@gmail.com

    ResponderExcluir