segunda-feira, 22 de julho de 2013

A Terra em 100 Anos e o Simulador Terrestre: Documentário sobre meio ambiente



O vídeo acima A Terra em 100 Anos e o Simulador Terrestre, encontrei no You Tube e trata-se de ótimo documentário produzido pelo Discovery Channel, que "mostra o supercomputador chamado 'Simulador Terrestre (Earth Simulator CNTR)', que já fez previsões que se confirmaram, como o furacão Catarina, primeiro furacão a atingir o Brasil, no estado de Santa Catarina".
Conforme apresentação do vídeo, referindo-se ao supercomputador: "E seus cálculos mostram como o clima vai mudar em 100 anos, com o aumento dos gases de efeito estufa. Como a floresta Amazônica vai desaparecer, e como diminuirá as áreas para plantio no mundo. Seu enorme poder computacional, o faz levar em conta todos os fatores responsáveis pelo clima, como luz solar, inclinações da órbita da Terra e até o escurecimento global causado pela poluição. Ele mostra que realmente, a presença do homem, afeta o clima da Terra."
Um exemplo de como a tecnologia, sem bem utilizada, pode auxiliar na previsão climática e em estratégias para preservação do meio ambiente, caso a humanidade se dê conta em tempo... Esta ampulheta digital está nos mostrando que o relógio de areia do tempo está em contagem regressiva, mas ainda podemos reverter tal situação.
Apesar do caos produzido pelos humanos, a Natureza nos mostra a cada dia o seu lado angélico, na beleza dos rios, oceanos, desertos, fauna, flora e tudo mais...
Ótimo material para trabalhar a educação ambiental no currículo escolar.
Mais informações sobre o Simulador Terrestre, no link abaixo:

SIMULADOR TERRESTRE

8 comentários:

  1. Muito legal e seu texto me ajudou muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ajudou, Alice. Toda vez que recebo alguma mensagem assim fico feliz em poder auxiliar e cumprir o papel social e educacional que este blog se propõe. Um abraço, Zé Roig.

      Excluir
  2. muito obrigado! esse texto me ajudou muito.o vídeo ttambem e muito interessante
    muito obrigado Zé Roig.o texto esta exelente

    ResponderExcluir
  3. Em que a física está presente neste vídeo?

    ResponderExcluir
  4. que tipo de documentario é esse? informativo?

    ResponderExcluir