quinta-feira, 3 de outubro de 2013

A Morte do Cisne em Street dance (o clássico e o popular)



O vídeo acima, intitulado Não julgue pelas aparências e se emocione, descobri por acaso no You Tube, quando assistia um vídeo correlato e trata-se de apresentação do jovem John Lennon da Silva em um programa de TV, destes tipos de buscam talentos e, apesar de todo um trabalho que é feito nos bastidores, de seleção de candidatos, é uma ótima oportunidade para refletir sobre a arte e a cultura na educação, à medida que a dança é um rico potencial a ser explorado no ambiente escolar, seja em projetos de aprendizagem ou em atividades interdisciplinares.
No vídeo em questão, o talento de John Lennon da Silva une o clássico do balé A Morte do Cisne (curto bailado a solo, baseado no 13º andamento, "O Cisne", da suíte O Carnaval dos Animais, que o compositor francês Camille Saint-Saëns compôs em 1886) com o popular, dos movimentos de Street dance (Dança de rua), que também exige muita coordenação, versatilidade e agilidade do dançarino. A apresentação criativa e original do jovem emociona mesmo. Mais ainda, se, como educadores (sejamos pais ou professores), pararmos para pensar que temos em casa ou na sala de aula, talentos natos como John, seja para a dança, a música, o esporte, a literatura, a pintura etc etc etc.
Vejam outra apresentação dele, gravada no aniversário de 15 anos do Pavilhão D pela BolhaSet Produções, no dia 10 de dezembro de 2010.



Para complementar esta postagem, indico abaixo o clássico The dying swan (Morte do Cisne), apresentação solo interpretada pela bailarina Luiza Del Rio, da Escola Bolshoi.



Nenhum comentário:

Postar um comentário