sábado, 5 de outubro de 2013

Empatia: Restabelecendo conceitos de humanidade e dignidade



O vídeo acima Restabelecendo conceitos: Empatia, repostagem do original, em francês Définition de l'Empathie, foi indicação via e-mail do professor Robert Betito, do IFRS Campus Rio Grande, RS, Brasil.
Trata-se de um belo material para reflexão e crítica sobre conceitos, não apenas de empatia, simpatia e antipatia, como de humanidade e dignidade, ou como a própria apresentação do vídeo indica: "Aquilo que os humanos perderam. A empatia afirma: Eu sinto muito. Mas vai mais além: quero e vou te ajudar. Para além do especismo e de toda forma de ignorância e discriminação. Todos somos UM. Todos somos 269. ♥ Nós, como muito espécie, temos muito o que (re)aprender."
Para se ter empatia há que se entender o outro e se colocar no lugar dele, e pensando nisso, reforço a questão pedagógica e social de a escola promover esta empatia entre professor e aluno, encontrando sim, como demonstra o vídeo, "pontos em comum entre as diferenças", pois professor e aluno são de gerações distintas, de mundos diversos, falam línguas diferentes e veem o mundo cada um da sua forma.
Empatia é um belíssimo material, produzido com curiosas cenas entre animais de espécies diferentes, que por instinto, deveriam se enfrentar e que fazem justamente o contrário, remetendo ao paradoxal comportamento agressivo de certas pessoas, tanto na vida real (no trânsito, na escola, no cotidiano) ou nas redes sociais, povoadas por sentimentos e expressões de intolerância política, esportiva e religiosa, entre outras, de demonstrações explícitas ou subentendidas de racismo, preconceito e discriminação.
Há que se promover no ambiente escolar e na sociedade esta aprendizagem mútua. Algo que me remete ao eterno conflito entre povos, como árabes e judeus, entre outros, que fora daquele contexto beligerante, se dão bem, principalmente na multicultura brasileira, mas que instigados por governos e interesses políticos, econômicos etc, acabam temendo um ao outro, desde o início dos tempos...
Se a simpatia acontece sem mesmo conhecermos profundamente alguém, já a empatia se manifesta no ato de conviver e tentar entender o outro, de se colocar no lugar deste outro...
Conforme apresentação do vídeo original francês: "Empatia (ἐν grega antiga, em, dentro e πάθoς, sofrimento, como se sente) é um conceito complexo que denota o mecanismo pelo qual um indivíduo pode compreender os sentimentos e emoções de outra pessoa ou em um sentido mais geral, os seus estados mentais não-emocionais como crenças (refere mais especificamente empatia cognitiva). No estudo das relações interpessoais, há simpatia empatia, compaixão ou contágio emocional. (A noção de empatia não se envolve na idéia de compartilhar os mesmos sentimentos e emoções, ou uma determinada posição frente a frente o último)".

Nenhum comentário:

Postar um comentário