segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Flutuando em minha mente: animação que usa balões como metáfora para relacionamentos



O vídeo acima, Floating in my mind (Flutuando em minha mente), foi indicação via Facebook da colega e amiga Elis Zampieri, educadora de Curitibanos, SC, Brasil e editora do blog Sobre Educação.
Trata-se de uma belíssima animação de Hélene Leroux que, conforme portal Brainstorm 9: "usa balões como metáfora para relacionamentos (...)" e "é um filme sobre as pessoas que conhecemos e as memórias que cultivamos".
Como bem destaca Brainstorm 9: "Se ao ler as palavras 'balões' e 'relacionamentos' no título acima, você já pensou em Up: Altas Aventuras, tenha um pouco de paciência. De certa maneira, o filme da Disney/Pixar é apenas uma influência na animação criada por Hélène Leroux como projeto de conclusão de curso na Gobelins School, em Paris."
De fato, um vídeo motivador e comovedor, que nos faz refletir sobre a importância que cada pessoa que fez ou faz parte de nossa vida representa nesta trajetória, e mais ainda, a delicadeza da mensagem, quando o idoso, viúvo, começa a perder estas memórias através da imagem dos balões esvaziando, explodindo...
A arte imita a vida, e nesta bela animação, nos promove diversas possibilidades de uso na educação e na sociedade, seja em atividades com alunos, professores, pais e comunidade. Afinal, a vida é como um balão - tão delicada e frágil - e merece ser cultivada com esta consciência de sua efemeridade... Assim também é a amizade - como um balão -, mas os verdadeiros amigos resistem e residem dentro e fora de nós... Um rico material para valorização educacional e social...

Nenhum comentário:

Postar um comentário