quinta-feira, 17 de outubro de 2013

O Livro: compartilhe essa ideia (cinema, literatura e educação)



O vídeo acima O Livro, de Gustavo Horn (produzido em parceria com Jacaré Banguela), foi indicação, via Facebook de Josias Pereira, educador de Pelotas, RS, Brasil.
Trata-se de um belo, criativo e original curta-metragem, com interessantes efeitos de animação, e que serve para discutir o valor do livro e da literatura.
Um dia, um jovem entediado recebe um curioso presente de algum desconhecido ao ouvir alguém bater à porta de seu apartamento. No chão, depositado estava um livro de capa vermelha. Ao abrir, o rapaz literalmente se teletransporta para um reino de magia e passa a ser um personagem daquela trama. A cada leitura, o moço vai mudando de ares e de temperamento. Ao finalizar a história, já é outra pessoa e, solidário - não mais tão solitário -, compartilha aquele "livro mágico", deixando-o na porta do vizinho...
Eis o papel da literatura - ainda que não seja de autoajuda - transformar a vida do leitor, por meio da arte, proporcionando-lhe uma experiência de imersão em outro mundo, em uma recriação da realidade. Literatura é arte e quem compartilha um livro, está disseminando múltiplos saberes...
Como sempre digo: "O livro ainda é uma das maiores tecnologias inventada, pois além de não necessidade de recarga nem energia, a não ser do leito para virar uma página após a outra, ele nos proporciona emoção superior ao cinema e a qualquer televisão 3D, pois nos permite exercitar a imaginação, criando cenários, personagens, figurinos a partir de nossa leitura de mundo. O livro é como uma pequena máquina do tempo que nos teletransporta para reinos distantes, universos paralelos, locais inimagináveis e, quando retornamos de lá, voltamos como seres mais evoluídos, por conta das descobertas e das aprendizagens..."
Incentivar a leitura de um livro para crianças e jovens é tão importante para sua formação, como distribuir equipamentos eletrônicos, com a diferença justamente que celulares, tablets, notebooks etc já vem com jogos e recursos prontos, bastando apenas apertar botões. Porém, o livro é esta pequena máquina do tempo (em mídia impressa ou digital) que incentiva a criatividade, o conhecimento e a imaginação.
Assistam outros vídeos desta talentoso cineasta, chamado Gustavo Horn, em seu canal no You Tube, link abaixo:

CANAL DE VÍDEOS DO GUSTAVO HORN

Nenhum comentário:

Postar um comentário