quarta-feira, 23 de outubro de 2013

A vida que você escolheu # your life (Só existe um tipo de deficiência: a atitude negativa)



O vídeo acima A vida que você escolheu # your life, com texto, direção e fotografia de Renato Cabral e locução de Leandro Sosi, foi indicação via Facebook do colega e amigo Alexsandro Oliveira, advogado e educador de Rio Grande, RS, Brasil.
Trata-se de vídeo motivacional, destacando a vida e a superação de limites de pessoas com alguma deficiência. Porém, mais que isso, apresenta o esporte como a metáfora da vida, demonstrando as contradições entre o viver e o sobreviver, entre o sentido da vida e a vida sem sentido... A vida deveria ser vivida como um livro em aberto, em que somos mais que personagens e narradores, mas os próprios autores do viver... A vida deveria ser vivida também como um imenso jogo em que a cada dia precisamos ultrapassar fases, superar desafios e os próprios limites físicos, emocionais, sociais etc.
Abaixo, o Educa Tube destaca algumas partes do texto de Renato Cabral que promovem profundas reflexões sobre educação infantil, educação especial, cidadania, sociedade, inclusão e educação em sentido amplo, geral e irrestrito. Mostra que todos podemos aprender algo novo e ensinar coisas antigas, que todos podemos superar limites, seja na vida, no trabalho, na escola etc:

"Só existe um tipo de deficiência: a atitude negativa. Quanta vida pode haver numa vida só? Você vive apenas quando abre os olhos e respira? Ou quando não perde aquela chance? Vive quando larga tudo e começa uma nova ideia, quando consegue começar de novo... Mais importante que a vontade de chegar é a vontade de partir...Você vive quando um se torna dois e vocês viram três e ficam cheio de uma vida totalmente nova... Vivemos quando redescobrimos o amor, o amor próprio, o amor ao próximo... tem gente que espera pela vida e tem gente que vive correndo atrás dela..."

Abaixo, apresentação do referido vídeo, no You Tube:

"Acredito que cada um quando nasce ganha uma lâmpada mágica e, lá dentro, três milagres geniais: um passado para ser lembrado, um corpo pra viver o presente e sonhos para criar um futuro. Alguns, durante essa jornada, se lembram de retribuir essa graça com algo além de gratidão, um presente de volta, um bem para o universo. Este filme é o meu jeito de dizer obrigado. Este é o presente que deixo ao mundo pela vida que ganhei e pela que escolhi viver".

Vejam outros belos vídeos de Renato Cabral, em seu canal de vídeos no Vimeo, link abaixo:

O RUMINANTE - VIMEO

Nenhum comentário:

Postar um comentário