quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Imagine Uma Menina Com Cabelos de Brasil: diversidade e universalidade no ambiente escolar e na sociedade



O vídeo acima Imagine Uma Menina Com Cabelos de Brasil foi indicação via Facebook da colega e amiga Suely Aymone, educadora de Uruguaiana, RS, Brasil e editora do blog Ufa! Bloguei!.
Trata-se de uma bela e divertida animação de Alexandre Bersot, ótima para trabalhar valores como nacionalidade, identidade cultural, diversidade, universalidade, valendo-se das canções Imagine, de John Lennon e de Assim falou Zaratustra, de Richard Strauss, fazendo uma paródia à famosa cena do filme 2001 - Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick, quando a escova manual jogada ao céu demonstra a evolução para a chapinha elétrica.
Uma bela intertextualidade entre diversos gêneros, valendo-se de cinema, música, cultura, política, geografia, história etc.
O cabelo é literalmente o fio condutor da história destas meninas que estudam numa mesma escola e são marcadas pela forma de seu penteado, que lembra a geografia de seu país. Criativa e original a forma de abordar as características que uma pessoa carrega consigo de seu país e que não pode modificar facilmente. É possível, com este material, debater sobre diversidade e universalidade dentro e fora da escola.

Um comentário: