terça-feira, 29 de outubro de 2013

O que a maioria das escolas não ensina aos bilionários que você conhece (programando o futuro)



O vídeo acima, O que a maioria das escolas não ensina aos bilionários que você conhece, foi indicação via Facebook de Elisabete Pereira da Silva, educadora de Viamão, RS, Brasil, editora do blog Aprendendo Linux.
Um vídeo que valoriza a criatividade e o conhecimento, através da programação para computador e que serve também para reflexões sobre estratégias educacionais, aproveitando este rico potencial de crianças e jovens.
Na apresentação do vídeo no You Tube, traz uma citação de Bill Gates: "Aprender a escrever códigos amplia sua mente, fazendo com que você raciocine melhor, criando uma forma diferente de pensar, o que será extremamente útil em todos os desafios da sua vida." E durante o vídeo, o cantor e compositor Will.I.Am destaca que "Grandes programadores são as estrelas do rock da atualidade".
Decodificar é mesmo um aparente mistério, que logo é descoberto, muitas vezes, entre jovens, de forma autodidata. Como a animação demonstra: "Programar é basicamente explicar para um computador o que você quer que ele faça, é criar do zero, mas ao mesmo tempo, aproveitando todo conhecimento humano".
Sempre digo que gênio mesmo era o "homem das cavernas", que inventou o fogo, a roda, as armas, as ferramentas, depois a agricultura e tudo mais... Antes dele, muito pouco ou quase nada existia... Hoje, tudo ficou mais fácil... Somos todos copiadores... Entretanto, muito das ferramentas que revolucionaram o modo de vida atual, foram criadas por jovens com 20 ou menos anos de idade (You Tube, Google, Twitter, Facebook, computador pessoal, alguns sistemas operacionais, videogames etc).
Todo educador deveria saber utilizar este rico potencial do jovem, do seu aluno, em benefício próprio, da turma e da sociedade... Mas para isso, requer o desenvolvimento de um novo "código educacional", que possibilite a interação professor e alunos, priorizando a autonomia, a resolução de problemas, a iniciativa, o trabalho coletivo, a autoria, a parceria dentro e fora da sala de aula etc.
Como consta no vídeo: "O único limite é a sua própria imaginação". E não há magia maior do que poder criar algo novo, juntos... Socializando acertos e erros, avaliando experiências proveitosas, reavaliando atividades que não obtiveram o resultado esperado...
Grandes empresas, sabedoras deste potencial, têm oferecido a estes jovens condições de trabalho e de estudo, que as escolas, por questões de infraestrutura, administrativas, políticas e outras mais, não podem disponibilizar... E estas empresas começam pela própria questão espaço-tempo, flexibilizando-os, dinamizando-os, reformulando-os para incentivar o trabalho em grupo em ambientes acolhedores, que permitem pausas para descanso, para diversão (jogando games, praticando esportes, lendo, ouvindo música etc), algo, às vezes, impensável no ambiente escolar tradicional, que não permite o aluno usa bonés, andar de skate, dançar, ouvir música etc. Somente pela observação desses novos "códigos de vida" que a atual geração utiliza é possível propor nossas estratégias de interação e programação, não apenas de computadores, como de currículos escolares...
De fato, "o que a maioria das escolas não ensina aos futuros bilionários" devesse, muitas vezes, ao desconhecimento desse outro "código social" desta geração. Evidentemente que não é preciso ser gênio para fazer uma programação! Mas igualmente é (ou deveria ser) público e notório que incentivas as pessoas a fazerem o que gostam, a lerem bastante e serem criativos, valorizaria muito mais o conhecimento individual, proporcionando avanços significativos à própria sociedade...

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