quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Para cada pessoa, um tipo de educação (individualizar a educação e pluralizar as formas de educar), por Howard Gardner



O vídeo acima Para cada pessoa, um tipo de educação , trata-se de fragmento de palestra ao Fronteiras do Pensamento 2009, de Howard Gardner, psicólogo norte-americano e teórico das inteligências múltiplas, que explica sobre duas implicações educativas (individualizar a educação e pluralizar as formas de educar).
Um vídeo de apenas 3 minutos mas que promove boas reflexões sobre educação, e que descobri visitando o ótimo blog Acontece na Educação Brasileira, do educador Roberto Prado, de São Paulo, SP, Brasil.
Howard desenvolveu a teoria das múltiplas inteligências e passados mais de três décadas, cada vez mais, ao meu ver, ela é atual, pois diversos projetos que tenho conhecido e divulgado no Educa Tube falam disso, da interação entre crianças e jovens de diversas idades, ensinando e aprendendo uns com os outros, de forma plural, respeitando o tempo de aprendizagem de cada um.
A Educação necessita de uma reorganização, reestruturação de tempos e espaços escolares, que levem em conta justamente estes dois princípios trazidos por Garner: individualizar a educação, com turmas menores, que possibilitem ao educador conhecer e interagir de forma individual e ao mesmo tempo, utilizando-se de diversas formas plurais de educar inter e multidisciplinar, usando a informática, a arte, a cultura, o meio ambiente de forma transversal...
Não há a necessidade da criação, por exemplo, de uma disciplina de informática, mas ela deveria perpassar a todas as demais, assim como a arte, a cultura e o meio ambiente, entre outros temas que encontram pleno eco no alunado, se bem utilizados, de forma educativa e criativa.
Individualizar a educação é justamente evitar a padronização do ensino, daquilo que vem, tipo "pacote feito" de cima para baixo, mas respeitando o tempo e espaço de cada aluno, turma, escola, conhecendo primeiro o particular para depois pensar estratégias mais universais... E acima de tudo, pluralizar o ensino é priorizar as várias formas de contar uma mesma história, de passar um mesmo conteúdo educacional e não repetir várias vezes a mesma "receita de bolo"...
Enfim, um breve vídeo que permite diversas discussões no ambiente escolar e além dele...

Nenhum comentário:

Postar um comentário