terça-feira, 15 de outubro de 2013

Matemática Humanista, por Carlos Eduardo Mathias Motta (música e educação)



O vídeo acima, Matemática Humanista, descobri por acaso no You Tude, através de vídeos correlatos e trata-se de uma fala do educador Carlos Eduardo Mathias Motta, feita ao TED, (Tecnologia, Entretenimento, Design - fundação privada sem fins lucrativos dos Estados Unidos1 mais conhecida por suas conferências na Europa, Ásia e Estados Unidos destinadas à disseminação de ideias. Segundo as palavras da própria organização, "ideias que merecem ser disseminadas".2 Suas apresentações são limitadas a dezoito minutos, e os vídeos são amplamente divulgados na Internet.)
O professor Mathias, de forma tranquila, divertida e comovente, demonstra como utiliza-se da música para ensinar matemática, usando de sons e ritmos, inclusive com alunos cegos, em um projeto, que contou com o toque (batida) no corpo para que os deficientes visuais pudessem compreender sua forma peculiar de ensinar.
Como o Educa Tube sempre destaca: "Há uma matemática nas letras e orações e uma gramática nos números e equações". Agora, precisa ampliar estes versos, incorporando a noção de que há um ritmo unindo Música e Matemática. E se pensarmos a música como uma linguagem universal, que todos compreendem sua sonoridade e mensagem, mesmo que não se entenda o idioma cantado, a música, como qualquer outra manifestação artística e cultural, poderá ser uma grande aliada do educador.

2 comentários:

  1. Impressionante. Ele é genial! Precisamos de mais educadores como o professor Carlos Mathias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro visitante. De fato o trabalho do prof. Mathias é motivador e merece ser conhecido e divulgado. Existem outros que fazem um trabalho inovadora, que às vezes fica apenas conhecido na sala de aula, que sequer suas colegas de escola sabem. Precisamos divulgar estes e incentivar que outros educadores mostrem sua prática criativa e inovadora. Um abraço, Zé Roig

      Excluir