quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Crianças fazendo coisas de adultos (e a precoce e falsa maturidade)



O vídeo acima Crianças fazendo coisas de adultos, foi indicação via Facebook do colega e amigo Alexsandro Oliveira, advogado e educador de Rio Grande, RS, Brasil. Trata-se de campanha promovida por Nuestro México del Futuro, movimento social, apartidário e inclusivo, que, conforme dados no site, é "sin precedente a escala nacional que ha convocado a todos los mexicanos a expresar su visión sobre el México en el que les gustaría vivir. Este movimiento construido por los mexicanos ha logrado recabar millones de visiones, mismas que fueron recopiladas en el libro Nuestro México del Futuro, el único libro escrito por millones de mexicanos que buscan cambiar el rumbo del país y que fué entregado a los candidatos a la presidencia 2012".
Um vídeo que nos força a pensar na exposição nociva que as crianças sofrem mundo afora, pois a realidade mexicana não é tão diversa da brasileira, sul-americana, africana, asiática... Crianças são usadas como escudos ou soldados precoces em milhares de guerras; são usadas como "aviõezinhos", "laranjas" e outros termos pelo tráfico de drogas, pela exploração sexual, tráfico de órgãos e outras desumanidades praticadas por adultos.
Crianças estão expostas diariamente a um bombardeio de estímulos consumistas, sexistas, apelativos - seja em telenovelas, videogames, videoclipes, desenhos animados etc -, como se estivessem no front de uma guerra, só que econômica. Os pais e/ou responsáveis, quando estas crianças os têm, são em sua maioria omissos ou despreocupados, sem o devido acompanhamentos... São permissivos ou tratam os filhos como adultos em miniatura, acelerando esta falsa maturidade, como se os filhos fossem personagens de videogame, onde se pode ultrapassar fases, através da utilização de "passwords".
Crianças são expostas diariamente a canções e vídeos com letras e imagens sensuais, sem a devida classificação por idade... Os produtos, de cadernos a roupas, usam e abusam de imagens de desenhos e filmes para vender produtos acima da média do mercado, estimulando o consumismo... Evidentemente que os pais não são onipresentes, precisam trabalhar, mas quando estiverem com seus filhos precisam dialogar, saber o que fazem, o que gostam, com quem andam, conversar com seus professores, com os vizinhos etc.
Como sempre o Educa Tube destaca: Não se pode gostar de coisas diversas se só é oferecido ao grande público e às crianças, em especial, apenas um tipo de produto, de programação... Como cobaias em um labirinto com um único caminho, só pode-se com o tempo colher os frutos daquilo que se plantou. E nisso, a grande Mídia é responsável pelos valores (ou falta de...) que impõe às crianças e jovens, filhos de pais omissos ou ausentes, mesmo de corpo presente. Depois não adianta combater apenas as consequências - querendo diminuir a maioridade penal e outras atitudes drásticas -, se não se combate as causas que levam à violência, insegurança, descontrole social. Daqui a pouco, seguindo este caminho, diminuindo maioridade, até bebês serão criminalizados, caso não se combata as causas e fiquemos apenas discutindo e tentando combater as consequências... As crianças são vítimas, mesmo quando fazem coisas de adultos e não adultos em miniatura que precisam ser duramente penalizados...
Antes de criticar a criança, sempre lembro que ela é o reflexo nítido de seus pais e/ou responsáveis... E que entendo os filhos quando conheço os pais... Muitos pais querem que o filho realize os seus sonhos, sejam esportivos, profissionais etc e, muitas vezes, não medem esforços e forçam demais às crianças sem sequer perceber o quanto sua atitude poderá prejudicar a formação do próprio filho, não dando espaço para a criança se divertir, forçando essa precoce maturidade...
Como educadores - sejamos pais e/ou professores -, precisamos sempre estar atentando a estas interferências externas, fazendo o contraponto e, acima de tudo, impondo desde cedo limites e valores e, mais que tudo, tratando criança como criança, deixando a criança viver a magia da primeira infância, ingressando calmamente na adolescência... Respeitar estas fases, valorizando a precocidade dos jovem, mas sem apressar estas instâncias de aprendizagem é a melhor forma de ter um adulto realizado socialmente.
Para ampliar este debate, o Educa Tube indica nos links abaixo, documentários e vídeos que tratam desta temática:

CRIANÇA - A ALMA DO NEGÓCIO

SOMENTE PARA CRIANÇAS: Anúncio com mensagem antiabuso "secreta" que "só crianças" conseguem ver

CRIANÇAS TERCEIRIZADAS: entrevista com o Dr. José Martins Filho

NINGUÉM NUNCA NOS DEUS O DIREITO... (música e educação)

CRIANÇA VÊ, CRIANÇA FAZ...

OS MONSTROS DE MINHA CASA - documentário sobre a violência contra a criança

MUDAR O MUNDO (filme educativo)

UM DIÁLOGO SOBRE INFÂNCIA, ÉTICA E AMOR - Humberto Maturana e Ximena Davila (educação e sociedade)

MUSEU DA INFÂNCIA - SITE EDUCACIONAL

INOCÊNCIA INFANTIL E A MAGIA DAS DESCOBERTAS (encantador vídeo para reflexão educacional)

TODAS AS CRIANÇAS NASCEM GÊNIOS, MAS SÃO ESMAGADAS PELA PRÓPRIA SOCIEDADE - Michio Kaku

CRIANÇAS INVISÍVEIS: documentário

A INVENÇÃO DA INFÂNCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário