quarta-feira, 4 de junho de 2014

Projeto simples e inovador de bicicleta aquática, unindo o maleável com o rígido




O vídeo acima BayCycle Project, descobri via Twitter do Portal eCycle - que divulga diversas iniciativas de sustentabilidade - e trata-se de projeto de uma bicicleta aquática, criada por Judah Schiller, unindo os conceitos de rigidez e maleabilidade, que todo educador deveria se inspirar, pois ora devemos ser maleáveis, ora rígidos em nossas ações...
O maleável, obviamente, são as duas bóias de material inflável, sobre a qual é adicionada a estrutura metálica (rígida) para o perfeito encaixe da bicicleta. Estes três elementos, unidos ao piloto, promovem uma interação espetacular do humano, do mecânico e do meio ambiente. Une também o esporte - ciclismo - com a educação ambiental, do respeito ao entorno, sem promover poluição.
Uma simples e ao mesmo tempo inovadora invenção de Judah, unindo seus gostos pela natureza, o ciclismo, o caiaque e reunindo elementos acessíveis para construir um novo meio de transporte, lazer e consciência ambiental.
Sua ideia possibilita a criação de uma "ciclovia" marinha sem nenhum custo adicional, a não ser o próprio ato de adquirir esta "bike" adaptada e sair pedalando... Algo desmontável, adaptável, que une ciclismo e esportes aquáticos, sem falar que como o próprio Schiller comenta no vídeo: "lembra o "mountain bike" só que sobre as águas...
A única resslva que faço é o fato dele não estar usando um colete salva-vidas, pois mesmo que sejamos bons nadadores, dependendo do percurso ou profundidade, requer alguns cuidados adicionais para que o lazer seja sinônimo de prazer e não adversidade.
Um belo projeto que me lembra frase atribuída a Charles Darwin, sobre a evolução, mas que é de autoria de Leon C. Megginson, e que me reporto à questão da inovação: "Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças".
Conforme apresentação do vídeo no You Tube:
"BayCycle Projeto é a primeira comunidade nos EUA dedicada a trazer ciclistas de todos os níveis para uma nova fronteira aquática em ciclismo. Uma nova maneira de andar de bicicleta através da água, [haja visto que] ciclismo e água combinam a alta atividade de queima de calorias de ciclismo com um terreno aquático em constante mudança. Também pode servir como uma nova forma de transporte para as cidades sem ciclovias em pontes. Para mais informações, visite a página do projeto: BayCycle (tradução livre do blog)".
Algo para refletir, debater, e divulgar...
Ativem as legendas e escolham a opção traduzir, logo após.

Um comentário: