terça-feira, 15 de setembro de 2015

A "viagem espacial" de um balão meteorológico e as incríveis imagens de uma digcam 2 anos após




A imagem acima, que batizei de "A 'viagem espacial' de um balão meteorológico", como o próprio nome indica, trata-se de expedição e experiência de pesquisadores Bryan Chan, Ved Chirayath, Ashish Goel, Tyler Reid e Paul Tarantino da Universidade de Stanford (EUA), que colocaram uma câmera em balão meteorológico que fez imagens impressionantes da Terra, até estourar (após 87 minutos de voo) e cair em local não identificado, por causa em erro técnico no sistema de localização por satélite.
Dois anos após, eis que a câmera é achada por andarilho e as imagens reveladas e postadas, para encanto de todos.
Vejam o incrível vídeo link abaixo, no site da BBC Brasil:

Achada após 2 anos, câmera em balão revela imagens surpreendentes de 'viagem espacial'

E o mais surpreendente é que, aparentemente, a câmera nem é uma GoPro, mas a de um smartphone, conforme imagens disponibilizadas pela BBC Brasil, vide fotografia abaixo:



Algo que remete a postagem antiga do Educa Tube Brasil, em que fotógrafo amador surpreendeu a NASA, utilizando-se também de tecnologia de baixo custo (2 balões, uma câmera digital e um chip) e muita criatividade para atingir resultados semelhantes a grandes investimentos, vejam no link abaixo:

Fotógrafo amador surpreende a NASA: tecnologia de baixo custo e criatividade (entre o ideal e o possível)

Iniciativas que vêm ao encontro do que o Educa Tube Brasil fala da questão da simplicidade permitir a continuidade e a sustentabilidade de projetos, sejam escolares, científicos etc.

Em tempo: Posteriormente à publicação deste vídeo, encontrei outro vídeo sobre a mesma "viagem espacial", com mais detalhes, de acordo com o vídeo abaixo, intitulado Grand Canyon from the Stratosphere! A Space Balloon Story:



Conforme o portal TOP BLOG: "O balão carregava uma GoPro HERO3, uma filmadora Sony e um telefone Samsung Galaxy Note II. As duas câmeras foram definidas para gravar imagens enquanto o telefone tirava fotos e rastreava a localização".

Nenhum comentário:

Postar um comentário