segunda-feira, 21 de setembro de 2015

O Círculo da Matemática do Brasil: "Pequena janela aberta para a aprendizagem"




O vídeo acima O Círculo da Matemática no Brasil, foi indicação via Facebook, pelo colega e amigo Denison Mendes, de Porto Alegre, RS, Brasil e, conforme apresentação do referido na página do próprio portal O CÍRCULO DA MATEMÁTICA, trata-se de: "projeto apoiado pelo Instituto TIM para melhorar o aprendizado da matemática de crianças estudando em escolas públicas das cinco regiões do Brasil. O projeto tem como objetivo despertar nas crianças o gosto pela matemática e potencializar a sua aprendizagem.
O Círculo da Matemática do Brasil oferece prioritariamente aulas de matemática para crianças dos anos iniciais do ensino fundamental em turmas pequenas de máximo 10 alunos de acordo com uma metodologia participativa e lúdica. As aulas são lideradas por educadores brasileiros capacitados na metodologia do renomado enfoque pedagógico do 'The Math Circle' desenvolvido pelos professores Bob e Ellen Kaplan da Universidade de Harvard, e adaptada ao contexto brasileiro"
.
No vídeo acima, traz fala de Bob e Ellen Kaplan, professores da Universidade de Harvard, e idealizadores de "O Círculo da Matemática", que o consideram "pequena janela aberta para a aprendizagem".
Bob, inclusive destaca essa ação, que para ele: "(...) é uma oportunidade fantástica de se fazer o bem em um mundo tão cínico". lembrando o vídeo que "enisnar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua construção", citando o educador brasileiro Paulo Freire.
Uma bela iniciativa que o Educa Tube Brasil socializa aos demais educadores e visitantes deste blog.
Abaixo, imagem e link para o portal:



O CÍRCULO DA MATEMÁTICA - Portal

Nenhum comentário:

Postar um comentário