domingo, 27 de setembro de 2015

Dispositivo artesanal que ativa memória com Alzheimer de senhora idosa




O vídeo acima Idosa com Alzheimer tem memória ativada através de antigo boneco da infância, encontrei no portal Razões para Acreditar.
Aos 98 anos de idade e sem reconhecer mais as pessoas, seu neto, "tinha visto histórias sobre o poder da música para desbloquear a personalidade de idosos", levou para a avó música polka. Além disso, recordou dos presentes que ela tinha lhe dado, principalmente do “peek-a-boo doll”, em boneco artesanal que a avó deu aos netos adolescentes, quando ainda tinha 60 anos. Guardado no armário por longo tempo, "este foi o dispositivo que eu precisava para romper o muro de isolamento e indiferença", disse o neto.
Para testar sua ideia, pediu aà irã que registrasse "o momento em vídeo, um momento que produziu tanta alegria, um momento que provou que ela ainda podia iluminar a sala, com ela rindo, mesmo enquanto a demência camuflava sua mente".
O neto tocou a música "Beer Barrel Polka", e todos cantaram juntos. Ela sabia todas as letras, e apesar do Alzheimer, parte da memória, tinha sido recuperada.
Algo incrível e que mostra como jogos, brincadeiras, canções ficam retidas na memória de todos e que podem ser associadas, estimuladas, compartilhadas, não apenas a quem sofre de Alzheimer, mas a projetos educacionais e sociais, envolvendo crianças e jovens.
Sejam jogos eletrônicos ou artesanais, como os prosaicos jogo da memória, dominó, vareta, trilha, a outro mais, todos estimulam a memória e podem motivar a associação de imagens aos conteúdos pedagógicos, se trabalhados dentro de uma proposta que contemple o formal com o sensorial, o crítico com o lúdico.
Parafraseando o nome do portal: Há muitas "Razões para Acreditar" em boas práticas pedagógicas que unem o lúdico ao educacional.

Observação do Educa Tube Brasil:

Posteriormente a esta postagem, eis que descubro na rede social matéria de jornal sobre estudo de neurociências (link abaixo) em que fala na questão da memória musical no auxílio do Alzheimer:

A doença de Alzheimer não pode com a música

Nenhum comentário:

Postar um comentário