quinta-feira, 17 de setembro de 2015

"Pois a felicidade está em você", por Pepe Mujica (Educação e sociedade)


Mujica, mujicando <3

o cara é muito foda.

Posted by Quebrando o Tabu on Terça, 15 de setembro de 2015


O vídeo acima, que batizei de "Pois a felicidade está em você", é um belo discurso do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, que nos faz refletir sobre o modelo civilizatório, calcado no consumismo, individualismo, contrário a sustentabilidade, ao coletivismo e tudo mais.
Ao ouvir Mujiga, lembrei de um desenho animado, de 1973 (quando era menino), em que os personagens da Hanna-Barbera, no seriado A Arca do Zé Colmeia faziam aventuras pelo mundo, no episódio nº. 8, intitulado Dr. Desperdício, foi talvez uma de minhas primeiras noções de ambientalismo, de ecologia, de sustentabilidade, junto com programas como o do oceanólogo Jacques Costeaus e do astrônomo Carl Sagan, e a série Cosmos. Programas de sucesso na década de 1970, na TV.
O referido desenho animado, tinha localizado na internet, dois anos atrás, mas por questões de direitos autorais, o link foi tirado do ar, infelizmente. É um ótimo material para reflexão sobre o mundo que temos e o que desejamos.
Apesar disso, o discurso de Mujica serve para uma boa abertura de debate sobre um outro mundo possível, refletindo sobre nosso papel enquanto educadores e formadores de opinião, ainda que alguns creiam que professor seja apenas transmissor de informação e não um mediador do conhecimento. Precisamos mais de pedagogia e menos demagogia. Mais criticidade e menos cinismo.
Uma escola sem debate político-pedagógico é mais um depósito de gentes do que uma usina de ideias e ideais de sociedade justa, livre e, acima de tudo, mais humana e solidária. Menos solitária, individualista e consumista, como a que atualmente vivemos.
Quando Mujica delcara que a felcidade está em nós, nos faz refletir sobre o que consideramos felicidade: se bens de consumo ou bens afetivos. Se o que nos traz felicidade é algo material ou imaterial, como uma sociedade mais justa e humana, sim, que é possível, mas a partir de uma nova matriz social, menos concentradora, exploradora e falso moralista.

Dentro deste mesmo tema, sugiro o link abaixo, de matéria sobre consumismo:

Se esta campanha contra o consumismo não te fizer repensar seus hábitos, nada mais fará

Nenhum comentário:

Postar um comentário