quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Arte e Cultura na Escola: O uso dos "porquês" cantado, dançado e memorizado


Que prof é esta?? Amei!!!

Posted by Carolina Veloso on Sábado, 22 de agosto de 2015


O divertido vídeo acima, que batizei de Arte e Cultura na Escola, foi indicação via Facebook do amigo Fernando Luis, músico em Rio Grande, RS, Brasil, que descobri na linha do tempo de sua amiga Tatiana Cobbett, que descobriu em sua rede social e por ai vai, e trata-se de criativa forma de utilizar a música para memorizar as regras do Uso dos porques pelos alunos. A professora é de Boa Vista, Acre, Brasil, e faz uma divertida intervenção, cantando e dançando e motivando o alunado que, com certeza, jamais esquecerá essa aula e as regras em questão.
Tomo a liberdade de reporduzir na íntegra a apresentação que Tatiana faz do referido vídeo em sua linha do tempo, para minha posterior breve reflexão sobre a arte na escola: "E não faz muito muito escutei de um profissional responsável por cultura de uma certa cidade dizer: que arte nas escolas, não dá visibilidade, só da trabalho e não é eficaz! Que que achou?? Simbora mestra!!!".
Marcado nesta postagem pelo amigo Fernando, eis que fiz minha pequena reflexão: "Penso que a arte na escola é essencial, aliás, arte em toda parte é fundamental", e digo além: unir arte e cultura, o Educa Tube tem mostrado em diversas postagens, seja através de projetos e atividades diletantes em escola, por seu editor, seja em manifestações de outros educadores, seus amigos e conhecidos, ou descobertas feitas por outros amigos que compartilham para a devida divulgação neste blog educacional.
Penso também, que o mencionado "profissional responsável por cultura de certa cidade" estar um tanto quanto desinformado de atividades que diversos educadores fazem unindo arte e cultura na educação, seja em sua cidade (que nem sei qual é!), seja no resto do país. O Brasil é um país-continente e reducionismos e generalizações mostram certo amadorismo de quem as pratica.
Arte na escola não é feita para dar visibilidade e/ou marketing a ninguém, seja o professor, alunos, escola ou gestores públicos, e se assim alguém o fizer, com certeza, não tem alma de artista, que faz as coisas por amor à arte e não á propaganda. E se dá trabalho, ué, e o que faz o professor em sala de aula que não seja trabalhoso? Qual escola se manteria em pleno funcionamento se os educadores não fossem tambpem, mjuitas vezes, além de artistas, malabaristas, trapezistas, também conselheiros, pais adotivos por tempo determinado, enfermeiros, psicólogos, terapêutas etc, nas lacunas deixadas pela sociedade? Que visa visibilidade mais do que trabalho, com certeza, está no caminho errado e não exercendo devidamente a profissão, seja na área da cultura ou outra que for.
Um pequeno vídeo, uma bela e divertida iniciativa que deve ser compartilhada, não apenas pelo seu conteúdo pedagógico, como metodológico, didático e artístico-cultural.
Abaixo, link para a regra do uso dos "porquês" àqueles que concordem com o cidadão que acha que não dá visibilidade e só trabalho (sic):

O uso dos "porquês" - Info Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário