quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Mapa da Infância Brasileira (MIB): Plataforma colaborativa de aprendizagem




O vídeo acima, Mapa da Infância Brasileira , trata-se de descoberta que fiz nas redes sociais, via blog Além dos Muros da Escola, e é iniciativa de "uma comunidade colaborativa de aprendizagem que tem como missão articular, mobilizar e criar sinergias entre os diversos atores e iniciativas que visam gerar impacto positivo na qualidade de vida das crianças brasileiras".
O MIB é uma plataforma colaborativa de aprendizagem e foi "idealizado e coordenado pelo NEPSID (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento). O projeto iniciou suas ações em 2013 com a pesquisa 'Espaços e Programas humanizados para as crianças de São Paulo', que reuniu ações inovadoras na cidade e alimentou o desejo de ir além: olhar não apenas para São Paulo, mas para as diferentes infâncias brasileiras". Abaixo, imagem e link para a plataforma:


MAPA DA INFÂNCIA BRASILEIRA - PLATAFORMA COLABORATIVA DE APRENDIZAGEM

O MIB, então, é, conforme apresentação do blog Além dos Muros da Escola, essa plataforma e comunidade "para aprender, trocar, pesquisar e, sobretudo, para alimentar a alma" e divulga diversas "iniciativas inspiradoras voltadas à infância Brasil afora", servindo como um repositório de experiências inovadoras, permitindo "que pessoas interessadas pelos temas da infância se encontrem e troquem informações". Todos podem participar e compartilhar boas práticas pedagógicas, uma iniciativa ou conteúdo, bastando acessar a plataforma e inscrever-se.
Além disso, "da plataforma online, o MIB desenvolve e aplica instrumentos de pesquisa junto a crianças e seus cuidadores, com o objetivo de buscar indicadores às diferentes iniciativas das quais as crianças participam. Os instrumentos do MIB já foram utilizados em iniciativas como o Movimento Boa Praça, Sacolão das Artes e Projeto Casulo".
O Mapa da Infância Brasileira pode ser acompanhado também através de sua página no Facebook, vide link a seguir:

MAPA DA INFÂNCIA BRASILEIRA - FACEBOOK

Nenhum comentário:

Postar um comentário