segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Luize Dorneles, a única professora cega da rede municipal de educação em Rio Grande, RS




A imagem acima, trata-se de reportagem da TV local sobre Luize, a única professora cega da rede municipal de educação em Rio Grande, RS, cidade do extremo sul do Brasil.
De fato: especial e inspiradora a vida de Luize Dorneles, que tem 28 anos, formada em pedagogia e cega (por causa de um erro médico), e que exerce as atividades de professora na educação infantil no Centro de Atenção Integral à Criança - CAIC/FURG, da cidade do Rio Grande (RS).
A diretora da escola, Débora Amaral disse que "foi preciso pensar na sutileza dos espaços, nas pequenas mudanças", em função da nova professora, quanto a pequenas elevações e tudo mais no trajeto que Luize faz até sua sala de aula, que é dividida com outra professora, a Juliana Borges, que é vidente (termo usado para destacar quem enxerga) e disse que aprendeu muito com sua colega.
Em 2005 e 2006 o editor do Educa Tube Brasil, educador José Antonio Klaes Roig teve o privilégio de conhecer e conviver com a Luize Dorneles em projeto inclusivo de Informática na Educação Especial, parceria do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) com os professores da Educação Especial da E.E.E.F. Barão de Cêrro Largo, oferecendo noções básicas de informática a alunos surdos, cegos, com deficiência mental e altas habilidades.
Naquela época, Luize, que cursava ensino médio, já sonhava em um dia ser professora, e foi monitora no uso do Dos Vox, auxiliando o NTE e os professores da Escola Barão na adequada utilização deste com os alunos cegos da escola e os atendidos em sala de recursos, durante aquele projeto.
Luize é uma pessoa especial e inspiradora mesmo, sempre tranquila, alegre e prestativa. Vê-la realizar seus sonhos é gratificante a todos que a conhecem e sabem de seu enorme potencial.
Abaixo, link para a reportagem na TV local:

Conheça Luize, a única professora cega da rede municipal de educação em Rio Grande, RS

Em tempo: Dos Vox é sistema de computação destinado a atender aos deficientes visuais. Desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o sistema operacional DOSVOX permite que pessoas cegas utilizem um microcomputador comum (PC) para desempenhar uma série de tarefas, adquirindo assim um nível alto de independência no estudo e no trabalho. E pode ser baixado gratuitamente AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário