sexta-feira, 18 de setembro de 2015

África: Prazer em conhecer (Projeto de escola pública estuda a África em sala de aula)



A imagem acima é da reportagem sobre projeto da colega e amiga Juliana Cruz, educadora de escola pública municipal de Rio Grande, RS, Brasil, que teve a iniciativa de estudar com seus alunos o continente africano em sala de aula, promovendo diversas ações e interações e culminando com a edição de um livro sobre a experiência, intitulado "África: Prazer em conhecer".
Alunos de 11 anos de idade descobriram muitas coisas que desconheciam sobre o continente, e desmistificaram outras tantas.
Durante três meses a professora Juliana, em sua disciplina de História na E.M.E.F. Helena Small, fez uma pesquisa completa, convidando palestrantes para falar um pouco da África em seus diversos aspectos.
O resultado foi a confecção de um livro que servirá de referência para outras escolas da rede municipal, o que é algo relevante à medida que o professor passa de reprodutor de conteúdo de terceiros a produtor e coautor, com seus alunos, de material didático próprio.
Como destaca a prof. Juliana, há uma necessidade de resgatar a identidade cultural, desconstruindo preconceitos e clichês, construindo e desconstruindo opiniões. Eis o papel social do bom educador...
Aprender um conteúdo, mas acima de tudo, aprender e respeitar o diferente, algo por demais relevante, ainda mais em tempos de intolerância, preconceito e racismo exacerbados mundo afora.
Um projeto que permitiu integrar imigrantes sengaleses, que moram na cidade do Rio Grande, RS, contando um pouco de sua vida, arte, cultura, história aos alunos.
Abaixo, link para a reportagem da TV local:

Projeto de escola municipal estuda a África em sala de aula

Um comentário: