domingo, 6 de setembro de 2015

Projeto Sujeitos Leitores: Entrevistas com escritores, educadores, jornalistas, alunos e entusiastas da leitura



A imagem acima, é do PROJETO SUJEITO LEITORES, indicação do colega e amigo Robson Freire, editor do blog Caldeirão de Ideias, e trata-se de iniciativa do Colégio Medianeira, de Curitiba, PR, Brasil, mantido pela Associação Antônio Vieira, que iniciou a quinta temporada do referido projeto, que é uma relevante campanha de incentivo à leitura .
Conforme destaca a revista A Rede Educa: "A ação, que começou em 2011, já reúne mais de 70 vídeos com entrevistas de escritores, educadores, jornalistas, alunos e entusiastas do tema. Entre eles, Luís Henrique Pellanda, Paulo Venturelli e Teresa Urban. Outros grandes nomes de referência nacional são Cristóvão Tezza, Ignácio de Loyola Brandão, Luiz Ruffato, Ricardo Azevedo, José Miguel Wisnick, Miguel Sanches Neto.
As entrevistas, disponíveis no site do Colégio Medianeira, apresentam diferentes experiências de pessoas com o livro. Em 2015, a novidade fica por conta da trilha sonora do ex-aluno e atual professor de violão, Lucas Ferron. E também pela atual comunicação visual do projeto, que traz o conceito do envelope e selo, representando a viagem literária"
.
Abaixo, o Educa Tube Brasil, dentre os diversos vídeos disponíveis, destaca dois. O primeiro, entrevista com o Sujeito Leitor: Luiz Ruffato, que "nasceu em Cataguases, Minas Gerais, em 1961. Formado em comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, publicou vários livros, entre os quais a pentalogia Inferno provisório e o aclamado 'Eles eram muitos cavalos', que recebeu o prêmio APCA e o Machado de Assis, da Biblioteca Nacional. 'Flores artificiais' é seu romance mais recente (2014)".



O segundo vídeo destacado por este blog é com a aluna Dara Iohana, estudante do 6º ano do Colégio Medianeira, que conta um pouco de sua trajetória no mundo da leitura:



Para assistir as demais entrevistas dos Sujeitos Leitores, basta clicar no link a a seguir:

PROJETO SUJEITO LEITORES

Nenhum comentário:

Postar um comentário