quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

As oito tendências da educação contemporânea, por Michelle Sander ao TED


Tendências da educação contemporânea - TEDxMauá - Michelle Sander from Perestroika on Vimeo.


O vídeo acima Tendências da educação contemporânea, descobri na rede social e trata-se de apresentação ao TEDxMauá (2014), de Michelle Sander, publicitária e consultora envolvida com a educação, integrante da Perestroika: escola de criatividade.
Michelle destaca oito tendências da educação na atualidade:
1 tecnologia (e seu uso criativo na educação);
2 descentralização (mediação da educação);
3 personalização (respeitar a individualidade do aluno);
4 storytelling (narrativa educacional, como uma grande contação de histórias);
5 gameficação (aprendizagem por fases em jogos de aprendizado);
6 desescolarização (aprender fora da escola tradicional);
7 escola + vida (o cotidiano trazido pra dentro da escola),
8 experiência (um teste de imersão com a plateia usando venda nos olhos e que pode ser replicado com alunos, aproveitando a imaginação e o imaginário).
Um vídeo bem interessante para provocar uma reflexão e promover um debate entre educadores.
Como tenho dito a professores, em minhas andanças diletantes pelas escolas: "Se os equipamentos e seus jovens usuários trazem em si os conceitos de mobilidade, portabilidade, interatividade, intuitividade, convergência, cabe à educação incorporar essas questões ao cotidiano escolar...
Como bem destacou na fala de Michelle Sander, o colega e amigo Robson Garcia Freire, educador e editor do blog Caldeirão de Ideias:

O vídeo pode ser resumido no que ela fala no final:

"Qual o modelo vencedor? Qual modelo eu posso aplicar na minha escola?

A resposta é super simples: NENHUM.
Fazer essa pergunta é não entender o modelo, não entender o contexto, não entender o randômico, não entender que o que vale é a diversidade, o que vale é a pluralidade... é entender que é o conjunto que forma a onda." (Michelle Sander).


Fato, pois não existe uma RECEITA DE BOLO, para ser repetida em ingredientes e modo de preparo a todas as escolas. A educação não pode ser um processo padronizado, feito uma linha de montagem, como bem critica Michelle, no início de sua fala. O educador do século XXI precisa valer-se de sua bagagem sentimental, ter consciência que esta geração é audiovisual, colaborativa e dinâmica.

Um comentário:

  1. O vídeo pode ser resumido no que ela fala no final:

    Qual o modelo vencedor? Qual modelo eu posso aplicar na minha escola?

    A resposta é super simples: NENHUM.
    Fazer essa pergunta é não entender o modelo, não entender o contexto, não entender o randômico, não entender que o que vale é a diversidade, o que vale é a pluralidade... é entender que é o conjunto que forma a onda.

    ResponderExcluir