domingo, 19 de fevereiro de 2017

A definição e o dever de um artista, feita por Nina Simone: o de refletir o seu tempo!




O vídeo acima O dever de um artista, trata-se de fala da cantora Nina Simone, e descobri via Twitter. Nina entende que o artista (seja ele escultor, pintor, poeta escritor, músico etc) deve modelar e dar forma também a sua sociedade e por conta disso, "Como você pode ser um artista e não refletir os tempos?", afinal, a arte deve ser, ao meu ver, uma provocação cultural um espelho distorcido do real mas que force uma visão crítica dessa realidade, que também é mais que modelada, manipulada pelos meios de informação, como uma Matrix.
O artista é o Morfeu que dá a pílula vermelha à sociedade. Que não aceita passivamente o que é imposto pelo Status Quo pelo famoso "sistema" que tenta padronizar comportamentos, Cada um é livre, ou deveria ser, para pensar por si mesmo e não terceirizar seu pensamento a outros espelhos e telas.
Graças aos artistas, sejamos mais janelas!
Segue abaixo link dos grandes sucessos da cantora "Eunice Kathleen Waymon [1933-2003], mais conhecida pelo nome artístico Nina Simone", que "foi uma pianista, cantora, compositora e ativista pelos direitos civis dos negros norte-americanos" (...) bastante conhecida nos meios musicais do jazz, mas trabalhou com diversos estilos musicais na vida, como música clássica, blues, folk, R&B, gospel e pop":



Nenhum comentário:

Postar um comentário