terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Você consegue mesmo dizer se uma criança está mentindo? divertida palestra de Kang Lee ao TED




O vídeo acima Você consegue mesmo dizer se uma criança está mentindo?, descobri via Twitter de Edney Souza, consultor e professor de São Paulo (SP), Brasil.
Trata-se de criativa e divertida conferência ao TED, feita por Kang Lee, "pesquisador de desenvolvimento Kang Lee estuda o que acontece fisiologicamente com as crianças quando elas mentem. Elas mentem bastante, desde os dois anos de idade, e na verdade são muito boas nisso. Lee explica porque devemos comemorar quando as crianças começam a mentir e apresenta uma nova tecnologia de detecção de mentiras que pode um dia vir a revelar nossas emoções ocultas".
Um interessante vídeo para reflexão de pais e professores, sobre seus filhos e alunos, sobre o imaginário infantojuvenil sobre a importância do contar histórias, inventadas ou não.
Esta conferência de Kang Lee me lembrou dois momentos poéticos que podem servir de link para a Educação: o primeiro, verso do poeta Manoel de Barros, "Tudo que não invento é falso", e a canção do grupo O Teatro Mágico, vide clipe abaixo, em que um de seus versos da canção "Eu não sei na verdade quem eu sou", diz que "escola é onde a gente aprende palavrão".



O grupo O Teatro Mágico mescla música, dança, teatro, circo, poesia e muito mais, e a referida canção é uma pequena declaração de amor à vida. O verso em questão "Escola é onde a gente aprende palavrão", mais que lugar-comum é a consciência de que é na escola que se socializa tudo, se aprende de tudo, sejam palavras palavrinhas e palavrões...

Um comentário:

  1. Maravilhoso este grupo!
    Eles trazem uma mensagem suave, alegre, dinâmica e explorando sempre Linguagens.

    ResponderExcluir