segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Gênesis 3.0: De Michelangelo às redes sociais digitais (GIF para refletir sobre tecnologia e educação)




O vídeo acima Gênesis 3.0: De Michelangelo às redes sociais digitais, é um criativo e divertido GIF que encontrei no Twitter e tomei a liberdade de fazer upload para poder refletir em meu blog educacional sobre arte, cultura, tecnologia, comunicação, linguagem, educação e sociedade.
A imagem (que não consegui localizar a autoria do GIF) se refere ao fabuloso afresco pintado por Michelangelo Buonarotti por volta de 1511, no teto da Capela Sistina, intitulado "A Criação de Adão", que representa o simbólico, emblemático e mitológico episódio do Livro do Gênesis, no qual Deus cria o primeiro homem.
Uma ótima "upgrade" de uma imagem clássica para refletir sobre "linguagem de sinais", comunicação, arte, cultura, educação entre gerações de pais e filhos, professores e alunos.
Apenas cinco segundos de imagem, mas uma mensagem universal e atemporal para uma profunda reflexão sobre nosso cotidiano. Entre o clássico e o moderno. Entre o antigo e o novo. Afinal, são eles intercambiáveis, uma coisa não precisa substituir à outra, mas podem dialogar, se comunicar. Cada geração deixa à próxima suas descobertas e também suas dúvidas e sonhos. Assim tem sido o caminho do conhecimento humanos, em que os mais antigos é que foram os primeiros inventores e descobridores: do fogo, da roda, e tudo mais.
Não precisamos mais inventar ou descobrir o que existe, mas o que temos visto são conceitos essenciais, atemporais e universais sendo aperfeiçoados, numa imensa upgrade séculos afora.
Dos homens das cavernas a Michelângelo foi salto imenso, um Renascimento. Hoje, estamos em outro momento em que os avanços tecnológicos fazem a ficção científica tornar-se premonição. Mas tudo é fruto da pesquisa, da experimentação, do erro que gera o acerto, das trocas de saberes, dos sonhos se tornando realidade. Mestres e aprendizes, professores e alunos, pais e filhos têm muito o que aprender um com o outro.
O que difere o ser humano dos demais seres vivos no planeta é justamente a nossa formal de comunicação, seja ela verbal, visual etc. Muitos dos conflitos que ocorrem é pela falta de comunicação, noutras pelo choque de gerações, cada um desconhecendo o mundo do outro. Neste contexto, a GIF acima, mais que criativo e divertido é um bom material para iniciar um debate sobre educação, arte, cultura, tecnologia memória e história em nossa sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário