sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Varinha quebrada: animação sobre tecnologia que se presta a reflexão sobre educação




O vídeo acima Broken Wand (Varinha quebrada), foi indicação via Twitter do colega e amigo Robson Garcia Freire, educador do Rio de Janeiro (RJ) Brasil e editor do blog Caldeirão de Ideias.
O curta-metragem de animação de Anne Yang & Michael Altman mostra um mágico idoso tentando chamar a atenção de um jovem com o olhar fixo em seu telefone celular. O mágico tenta de todas as maneiras (e com todos os truques que conhece) conseguir a atenção do menino, mas sem êxito. De mágico, torna-se equilibrista, malabarista e nada acontece... Até que quem faz a verdadeira magia é o menino que transforma o celular numa pomba branca.
Uma animação que se presta a pequena reflexão sobre a educação e o ato de educar, que pode ser mágico ou trágico, conforme a metodologia e didática empregadas pelo professor. Aquele que não domina o meio ou os multimeios, melhor nem utilizá-los, sobe pena destes tornarem-se uma "varinha mágica quebrada" para alunos que dominam melhor que um adulto as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC_). Ao professor é necessário que domine o conteúdo e que saiba adaptá-lo a meios e multimeios que sejam adequados àquela atividade. E para isso, ele nem precisa ser um expert em tecnologia mas precisará ter a sensibilidade de contar com alunos que sejam lideranças positivas em suas turmas e que sirvam de elo e ligação entre a educação e a tecnologia.
Não é preciso ensinar ás crianças e jovens como usar um telefone celular, um smartphone, a internet o computador, pois isto eles já conhecem bem antes de entrarem para a escola. Mas o educador do século XXI precisa conhecer a linguagem deste jovem, seu universo, estabelecer troca de ideias que promovam troca de saberes, pois o professor pode, sim, aprender com seu alunado e este pode ensinar a seu professor as novidades, cada vez mais surpreendentes da tecnologia.
Entretanto, por mais experts em tecnologia que possam ser os alunos, e que se valham do Google e You Tube para suas pesquisas, ninguém superará a bagagem e a formação de um professor que se qualifica, se capacita, se atualiza.
A magia da educação está não na varinha, que pode ser um smartphone, um datashow ou outro equipamento eletrônico, mas na transformação da informação em conhecimento mútuo, em que toda a comunidade esoclar se beneficia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário