sábado, 18 de fevereiro de 2017

EATKARUS: história de um menino que desejava voar (publicidade que parece curta-metragem)




O vídeo acima EATKARUS foi indicação via Facebook da colega e amiga Marisa Barreto Pires, educadora de Rio Grande (RS) Brasil e trata-se de belíssima peça publicitária da empresa Edeka, que como se fosse um curta-metragem, conta a história de um menino que desejava, e vive em um mundo em que todos estão bem acima do peso.
Um comovente vídeo que tem a belíssima canção "All I Can Do" (Tudo que posso fazer), de Ben Kendrick (´´audio completo, ao final desta postagem), serve para se refletir não apenas sobre a questão da obesidade infantil sobre a alimentação saudável, equilibrada, balanceada, mas também sobre a superação dos desafios, da persistência na luta por seus sonhos e muito mais.
Eatkarus era um menino conformado com sua vida, até ver um pássaro pousar em sua janela e dali em diante nunca mais foi o mesmo... Tentou voar com balões, o peso impediu. Criou vários tipos de asas, o peso impediu. Até que viu a fruta que alimentava o pássaro e passou a se alimentar dela também. Além disso ele fez asas com folhas de jornal, imitando as de um pássaro e não mais de um avião. Ele de fato quis se transformar, e adotar a aerodinâmica de um pássaro...
Uma pequena história de pouco mais de 2 minutos cheia de metáforas: da vida que passa pela janela, do pássaro que pousa nela, dos sonhos que voam, da fruta etc. Sonhamos com voar e muito mais, e são esses sonhos que alimentam nossa vida. Precisamos para alçar voo, muito mais do que perder peso, mas ter a leveza do viver. Para tudo na vida há que se ter o devido equilíbrio entre o corpo e a alma, entre o sonho e a realidade. Ter objetivos não bastam. Há que se ter método, metodologia para que os meios nos levem a uma finalidade.
E o vídeo se encerra com lema: "Acredite nos seus sonhos, exercite-se, alimente-se bem, voe alto!"
Afinal, como diz o poeta que me habita: "Todo viagem é acima de tudo um voo à imaginação". Nem tudo se realizará literalmente em nossa vida, muita coisa será simbolizada, metaforizada, mitificada, mas tudo isso fará parte de nossa identidade enquanto indivíduo e enquanto integrante de uma comunidade.
Conforme destaca no Facebook Sitio Cercado, trecho de texto de Richard Bach, autor de Fernão Capelo Gaivota, de Longe é um lugar que não existe entre outros livros: "Tem alguma ideia de por quantas vidas tivemos que passar até chegarmos a ter a primeira intuição de que há na vida algo mais do que comer, ou lutar, ou ter uma posição importante dentro do bando?”
Enfim, para se bem viver, há que se também acreditar nos sonhos, exercitar a imaginação, alimentar os sonhos, voar alto...
Abaixo áudio completo da canção que faz fundo sonoro ao belo comercial:



Nenhum comentário:

Postar um comentário