segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Este é o ponto: animação feita por alunos sobre a questão da inclusão e da acessibilidade




O vídeo acima, Este é o ponto, foi indicação via Facebook da colega e amiga Elis Zampieri, educadora de Curitibanos (SC) Brasil e trata-se de curta-metragem de animação que, conforme o portal Catraquinha Livre: "[foi] Produzido por duas adolescentes de 16 anos, [e] retrata as dificuldades encontradas por pessoas portadoras de necessidades especiais durante sua espera num ponto de ônibus. Stefanie e Rafaela (criadoras do curta-metragem) nos convidam a olhar com cuidado para as adversidades que fazem parte do cotidiano daqueles que não têm os mesmos privilégios para se locomover pela cidade".
Conforme dados do vídeo, constantes da apresentação do mesmo no You Tube:
"As diferenças humanas e suas peculiaridades apresentadas dentro de um ambiente comum a todos, um ponto de ônibus. Este desenho animado coletivo, foi realizado dentro da ação educativa 'Ciência e Arte nas Férias-2011' da UNICAMP, onde alunos da rede pública de ensino tem acesso aos diversos institutos da universidade realizando atividades educacionais e artísticas. Esta oficina de animação foi realizada dentro do projeto 'Construindo a Diferença com a Diferença: Cartilha de Acessibilidade' numa ação conjunta entre a BCCL, LAB, LEPED e LIS (**)".
O vídeo com direção de Gustavo Tomazi (CADABRA) foi premiado com 2o.Lugar Cat. Ensino Fundamental no Festival Anim'Arte 2011 - RJ e teve participação no Anima Mundi 2011 - Cat. Futuro Animador. A trilha sonora é de Lucas Aribé Alves e Marlon Andrey Barbosa.
Significado das siglas acima:
** BCCL - Biblioteca Central "Cesar Lates"
** LAB - Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central br /> ** LEPED- Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diversidade
** LIS - Laboratório de Imagem e Som

Observação do Educa Tube Brasil: Uma ótima animação, feita com a técnica de colagem de desenhos e stop motion, que mostra o cotidiano de pessoas com deficiência física (cadeirantes, cegos), obesos idosos etc. que muitas vezes são tratados com descaso ou como se fossem invisíveis, não apenas ao transporte público. Uma realização coletiva entre alunos e professores que serve como inspiração a outras produções audiovisuais que retratem o cotidiano escolar e social. Um verdadeiro artesanato cultural e digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário