sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Videoclipe faz "duelo" criativo entre o antigo e o novo, a arte e a cultura, o cinema e a música




O vídeo acima Roundtable Rival, foi indicação via Facebook do colega e amigo Alexsandro Oliveira, educador de Rio Grande (RS) Brasil e trata-se de criativo e divertido videoclipe de Lindsey Stirling, que é uma violinista, dançarina, cantora e compositora dos EUA, que em 2010 participou na quinta temporada do programa 'America's Got Talent'.
Um clipe dirigido pelo jovem Tom Morris (vide making of abaixo), e que demonstra de forma cristalina como é possível promover um sadio e inteligente diálogo entre épocas e linguagens, unindo o antigo ao novo, a arte à cultura, o cinema à música.
Stirling vale-se da dança e da música para promover um divertido duelo (referência ao título do clipe), num cenário que lembra o Velho Oeste, só que ao invés de usar armas são utilizados instrumentos musicais como violinos, guitarras, amplificadores e caixas de som.
Lindsey usa a arte, cultura e história de sua região, de seu país, através da música country, da sua realidade local para fazer um clipe universal que pode ser adaptado à arte, cultura e história da cada região.
Assim deve ser a educação, quando incorporar ao fazer pedagógico elementos artísticos, históricos e culturais do local onde está inserida a comunidade escolar, em diálogo com o universal.
Como este blog sempre reitera: nem tudo que é novo é de fato inovador. Inovar é transformar o que já existe em algo novo também. Não é precisa que o professor todo dia reinvente a roda, que redescubra o fogo, ou que seja genial é invente algo totalmente novo. Ser inovador é torna simples algo complexo. E a simplicidade é que permite a continuidade de projetos, atividades, ações, pois permite a sustentabilidade de pessoas e coisas junto a um objetivo em comum. Inovar, portanto, é transformar coisas ideias e pessoas, levando em conta toda a bagagem artística, cultural e histórica da própria humanidade...
Vejam a seguir o making of do referido videoclipe, ativando as legendas ao clicar nos ícones no canto inferior direito da janela de exibição:



Lindsey Stirling é uma artista que mescla dança, música teatro em suas apresentações, que lembra até O Teatro Mágico, grupo cênico, artístico e musical brasileiro, que mistura poesia, música, circo e trato em suas apresentações. Vejam abaixo mais alguns clipes dela e uns de O Teatro Mágico para comparação:









Nenhum comentário:

Postar um comentário