quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Invertebrados: animação para trabalhar Ciências no ensino fundamental e Biologia no médio




O vídeo acima Invertebrados e uma criativa e didática animação, que descobri no Twitter, e foi produzida por Daniela Torres‏, educadora de Bragança, Pará, Brasil, usada para trabalhar os invertebrados em Ciências para o Ensino Fundamental e em Biologia no Ensino Médio.
Daniela é também editora do blog Lela Orca: Bióloga, onde divulga sua prática escolar e sua produção de material pedagógico.
No blog há em destaque a relevante citação de Jean Piaget: "A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."
A teoria precisa dialogar com a prática. E mais que isso, esta prática escolar precisa ficar documentada de forma audiovisual, escrita, etc para servir de acervo àqueles que virão. Uma grande oportunidade para projetos em coautoria entre professores e alunos.
Nesta perspectiva, o blog, de certa forma, pode ser pensado como um pequeno e criativo espaço de Educação a Distância, que o Educa Tube Brasil recomenda visitação do blog e sua página no Facebook, vide links abaixo:

LELA ORCA: BIÓLOGA (BLOG EDUCACIONAL)

LELA ORCA NO FACEBOOK

Além disso, Daniela Torres produziu com seus alunos o vídeo abaixo, intitulado Preconceito: O Filme, para ser exibido na X MOSTRA PEDAGÓGICA E CULTURAL DA EEEFM PADRE LUIZ GONZAGA, de Bragança, Pará. Que segundo a própria professora "É um recurso para trabalhar o preconceito em relação a algumas doenças e mostrar que homossexualidade não é doença".



Nenhum comentário:

Postar um comentário