sexta-feira, 26 de julho de 2019

Escrevendo dissertação: edição de vídeo hilária para refletir sobre o mestrado e a vida




O vídeo acima, intitulado Escrevendo a dissertação é uma dessas hilárias edições de vídeo que pega uma cena, seja de filme ou como no caso, uma entrevista de programa televisivo e coloca uma legenda aleatória, que se encaixa ao humor proposto.
No vídeo em questão provavelmente o editor utilizou sua experiência como mestrando para transpor a uma fala que é apenas um senhor contando causos de vida, mas a sincronicidade entre vídeo e legendas causa no espectador uma empatia e logicamente, uma sincronia.
Quem já não viu uma cena do filme "A Queda", que serve para legendas com fundo político para os mais variados temas e momentos?
Um exercício de criatividade, de bom humor e de adaptação de uma realidade bem diversa a um material inusitado. Mais que isso é uma humorada reflexão da relação entre orientando e orientador. Quem não passou por pelo menos uma das situações mencionados que atire sua dissertação no fragmentador de papel. :-)
Uma boa oportunidade de professores trabalharem com seus alunos a sincronia entre legenda e imagem, texto e contexto, originalidade e criatividade, versão e tradução e muito mais.
Por sinal, sempre digo que toda tradução é uma nova versão, pois o tradutor incorpora ao texto original elementos diversos, pois envolve a cultura do próprio tradutor em diálogo com uma outra cultura, linguagem e sociedade. Além disso, é sabido que um bom tradutor pode até conseguir um efeito melhor nessa adaptação, como um restaurador que incorpora elementos novos ao antigo, tentando preservar a maior parte do que é original, apenas preenchendo as lacunas com material novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário